Imaip inaugura Unidade de Cuidados Prolongados
Serviço, que conta com dez leitos, é inédito na região


O Hospital e Maternidade Isabel Cristina (Imaip) inaugurou nesta terça-feira (19) mais um serviço diferenciado para atender ao público em Barbacena. A instituição abriu dez leitos de uma Unidade de Cuidados Prolongados (UCP),  que alia humanização e cuidado. A UCP é inédita na região, fruto de parceria entre a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), e o Imaip.

O objetivo da unidade é atender pacientes com quadro clínico estável, mas que necessitam de internação por mais tempo. Em Barbacena, a UCP conta com 3 quartos e sala multiuso, para ajudar na reabilitação e acelerar o processo de desospitalização pela equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo.

O prefeito Toninho Andrada destaca que "a Unidade é mais uma parceria importante do município com o Imaip dentro do projeto da atual gestão de melhorar a qualidade da saúde no município. 'Hoje, passados três anos de nossa gestão, colhemos, a cada dia, os frutos de uma planejamento audacioso que implementamos para buscar melhorar a sistema municipal de saúde. Graças também a parcerias importantes estamos conseguindo bons resultados. Vale destacar as inúmeras parcerias que já firmamos com o Imaip e que fazem parte deste pacote positivo que vem mudando a cara da saúde na cidade".

“Nós sempre quisemos criar esses leitos em Barbacena. É uma inovação na assistência à saúde. A Unidade já está recebendo pacientes para que tenham um atendimento especial. Nós temos a intenção e já estamos articulando a ampliação para 25 leitos, alcançando toda a região”, destaca o secretário Municipal de Saúde, José Orleans.

“Esse é um projeto que vem sendo discutido há anos. Foi o secretário de Saúde, José Orleans, com o aval do prefeito Toninho Andrada, que levou à frente esse avanço. Os leitos já foram ocupados, para começar imediatamente a ser desenvolvido o trabalho de assistência e desospitalização dos pacientes”, disse o Superintendente Regional de Saúde, Robson Vidigal.

“Com essa medida, o Imaip entra definitivamente na rede de urgência e emergência de Minas Gerais. É muito importante estar enquadrado nesta categoria. A UCP inova e coloca o paciente numa situação de bem-estar médico e social”, afirma o diretor do hospital, Celso Campos.

“Nenhum hospital tem isso na nossa região. Os pacientes, há muito tempo internados, ficam com sequelas que impedem a volta para a casa. Esse centro prepara o paciente e o reabilita, dando todas as condições para sair do hospital. O que nós vamos fazer é trabalhar todos os dias com esses pacientes. Montamos uma equipe preparada, com salas bem organizadas, para garantir isso”, ressalta o coordenador de Fisioterapia do Imaip, Marcelo Ferreira.

Ampliação dos serviços - O Imaip lançou na semana passada, também em parceria com a Prefeitura, um atendimento para pacientes com suspeita de dengue. A unidade ganhou dez cadeiras de soroterapia e mais uma equipe de profissionais (médico, enfermeiros, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e outros). O serviço, que já foi iniciado, funciona de 17h às 7h.


Busca de Notícias