Sucesso: Festa Italiana de Barbacena
Evento movimentou a Colônia Rodrigo Silva


A Festa Italiana de Barbacena “integrou-se ao calendário turístico de Barbacena pelos nomes de seus filhos na história de nossa comunidade. Comemoramos os 128 anos da imigração italiana da Colônia Rodrigo Silva com um evento que evidencia a tradição e a cultura de um povo honrado que passou a integrar a nossa sociedade”, afirmou o prefeito Toninho Andrada, que também destacou que a Festa é uma justa homenagem que o município presta a centenas de descendentes italianos barbacenenses.

As festividades ocorreram no último final de semana e levou um grande público ao distrito da Colônia Rodrigo Silva, sendo que uma missa campal marcou a programação, que ainda contou com apresentações de musicas folclóricas, de show com a banda Rosa e Loucos e de um grande baile animado pela banda Agito. Um almoço marcou a grande confraternização, sendo que o público teve a disposição várias barracas de comidas típicas. A abertura oficial ocorreu com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Itália, de Minas Gerais, de Barbacena e do Grêmio da Colônia Rodrigo Silva.

Em nome do prefeito Toninho Andrada, discursou o secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, lembrando que a cidade não pode deixar de destacar as pioneiras famílias que no passado se instalaram na Colônia Rodrigo Silva e que hoje representam em nossa história um avanço para o desenvolvimento do município, oportunidade em homenageou D. Déa Sad Savassi, que estava presente, como também prestou uma homenagem póstuma a Gino Calvi.

Segundo o presidente da Casa D’Itália, Luciano Carvalho, a intenção da Festa Italiana é dar ênfase às raízes italianas dos barbacenenses, com um resgate dessa cultura em uma cidade que tem milhares de descendentes de italianos. O diretor da União Comunitária de Barbacena, Milton Roman, destacou a exposição montada para contar a história das famílias italianas, como a miniatura do navio que trouxe os primeiros imigrantes, o livro escrito a respeito pelo prefeito Toninho Andrada. A Festa é de grande importância, não só para Barbacena, mas para toda a região, pontuou.

A 7ª Festa Italiana de Barbacena foi organizada dentro de uma parceria da Prefeitura Municipal, da Casa D’itália di Barbacena; da União Comunitária de Barbacena - UCB, Associação Comunitária da Região Sudoeste de Barbacena, da Associação dos Moradores do Bairro Romam, e do Grêmio Recreativo da Colônia Rodrigo Silva.


Busca de Notícias