Prefeitura faz novas intervenções no trânsito na região central
As modificações começaram a serem feitas no final da tarde da última quarta-feira (27)

Uma das modificações foi na Rua Bárbara Heliodoro, próximo ao Hospital Ibiapaba

O trânsito é na atualidade um dos maiores problemas das cidades grandes e médias cidades brasileiras. Em Barbacena, por exemplo, a frota de veículos aumentou mais de 80% nos últimos 10 anos. Desde o primeiro ano da atual gestão municipal, o assunto é tratado como uma das prioridades. Dezenas de ruas já foram asfaltadas e a Prefeitura, pela primeira vez na história, trabalha na organização e modernização do setor, trabalhando na implantação de um audacioso projeto de Mobilidade Urbana. As obras estão em andamento em várias frentes de trabalho e a população já pode observar as ações desenvolvidas para favorecer o deslocamento de pedestres e motoristas. O projeto de reformulação, na ordem de R$ 5 milhões, abrange as principais vias e é resultado de muito planejamento, com estudo técnico para garantir mudanças no setor. Trânsito fluindo, mais acessibilidade, segurança e conforto. O Município trabalha para estabelecer o trânsito com qualidade e eficiência, sem os improvisos e desordens do passado. Estas mudanças são para deixar o trânsito com melhor fluidez, tranquilidade e segurança para motoristas e pedestres.

O prefeito Toninho Andrada disse que as obras de mobilidade estão seguindo o cronograma de trabalho estabelecido pela Prefeitura. Ele informou ainda que no máximo em dois meses todo o projeto deverá estar concluído.' Esperamos, com as obras que estão sendo realizadas, poder contribuir para um começo de mudança no trânsito local. Há muito a cidade não recebia obras visando melhorias no trânsito, apesar da frota de veículos no município ter praticamente triplicado nos últimos anos'.

Na tarde da última quarta-feira (27), novas modificações no trânsito foram feitas na área central da cidade. A primeira mudança foi realizada na rua Bárbara Heliodora, sentido Corpo de Bombeiros ao Hospital Ibiapaba. “Um estudo realizado, mostrou que em horário de 'pico' a via ficava paralisada por muito tempo e também a ocorrência de vários acidentes”, argumentou o subsecretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), Helder Tonholo. Agora, a via ficou com mão invertida do que era antes e para ter acesso a ela sentido corpó de Bombeiros, é necessário ir para a rua Jairo Pereira da Silva (ao lado da UPA), avenida Sanitária, para então chegar até a rua Bárbara Heliodora.

Outra mudança de impacto foi na principal rua do centro da cidade. No entorno da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, a mão de direção passou a ser do Clube Barbacenense para o banco Itaú. Ou seja, no trecho entre o banco Itaú e o Barbacenense o trânsito será invertido. O mesmo aconteceu com rua na a Praça dos Andradas (que fica em frente a Matriz), a mão também foi invertida.

Faixas e avisos estão indicando aos motoristas os pontos de mudança. “Pedimos a paciência da população e também pedimos desculpas pelos transtornos. Em breve, todo nosso planejamento de Mobilidade Urbana, ficará pronto e Barbacena sentirá o impacto dessas mudanças, transformando nosso trânsito mais tranquilo e seguro para todos”, disse o Analista de Trânsito, Odilon Grossi Couto.


Busca de Notícias