Barbacena recebe representantes da Emater para iniciar Projeto de Levantamento de Safra de Flores no Estado de Minas Gerais
O projeto visa o desenvolvimento da cadeira da floricultura, uma vez que o Estado de Minas é considerado o segundo maior produtor de flores do Brasil

Reunião no escritório da Emater em Barbacena

Uma reunião realizada no escritório da Emater em Barbacena, na última segunda-feira, 25, marcou o início do Projeto de Levantamento de Safra de Flores no Estado de Minas Gerais. O vice-prefeito de Barbacena, Mário Raimundo de Melo; o diretor de Fomento Econômico da Prefeitura, Felipe Alvim, e produtores participaram do encontro com os representantes da Emater. O projeto visa o desenvolvimento da cadeira da floricultura, uma vez que o Estado de Minas é considerado o segundo maior produtor de flores do Brasil.

E para entender melhor a atividade, a Emater-MG, em parceria com a Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está desenvolvendo o Sistema de Acompanhamento de Safra Floricultura e identificando quais os municípios produtores, as espécies e a quantidade produzida no Estado.

O prefeito Toninho Andrada ressalta que na sua gestão foi possível dar apoio aos produtores de rosas do município, sobretudo, nas atividades e termino da construção da sede da Abarflores, hoje Espaço Mercaflores. 'Barbacena ostenta em nível internacional o cognome de 'Cidade das Rosas' e a gestão municipal não pode deixar de apoiar os produtores que tanto são responsáveis por isso'.

“Não possuímos muitas informações sobre a produção de flores, até então não era realizado nenhum levantamento efetivo para avaliar a cultura em Minas Gerais. Os dados são importantes porque subsidiam políticas públicas para incentivar a cadeia e norteiam a produção. O Sistema será um diagnóstico da exploração de flores no Estado, com dados que nem mesmo as prefeituras possuem”, ressalta o coordenador técnico da Emater-MG, Edson Logato.

O trabalho de levantamento da safra já começou e a primeira divulgação dos dados está prevista para maio. Os técnicos da Emater são responsáveis por visitar as propriedades e coletar informações para alimentar o Sistema de Acompanhamento de Safra Floricultura. “A coleta de informações será mensal, o que permite um panorama completo da produção. Será possível acompanhar a evolução mês a mês e, até mesmo, comprar uma região com outra. Vamos finalizar a primeira coleta e, mensalmente, iremos aperfeiçoar o Sistema”, destacou.

Na avaliação do vice-prefeito Mário Raimundo, que também é produtor de flores, será muito importante para Barbacena e região já que a produção de flores é forte e vem se destacando cada vez mais pela variedade e pela qualidade. “Um importante conquista para o setor em Minas, pois o Estado perceberá como o setor da floricultura é extenso e vem crescendo a cada dia”, pontuou.

Para Felipe Alvim, Diretor de Fomento Econômico, “essa é uma oportunidade de alavancar o setor, pois será disponibilizada informações atuais que facilite a estratégia mercadológica dos produtores de flores, facilitando e potencializando o crescimento regional” . Ele destaca ainda que o envolvimento da Emater e do Governo do Estado no setor de flores, estará contribuindo para o crescimento da atividade em nossa região, oportunizando diversas novas ações para a cadeia da floricultura”.


Busca de Notícias