Parceiros da Prefeitura aguardam com expectativa a Exposição Agropecuária de Barbacena
Responsáveis pela parte técnica trabalham últimos detalhes para realização do evento


A 49ª Exposição Agropecuária de Barbacena será realizada de 15 a 22 de maio, no Parque de Exposições do Município. A parte técnica do evento já está definida pela Prefeitura, que trabalha através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru) em parceria na organização da Expo com o Sindicato Rural de Barbacena, Núcleo dos Criadores do Gado Holandês, Clube do Cavalo, Núcleo de Criadores de Caprinos e Ovinos das Regiões dos Campos das Vertentes e Zona da Mata, IF Sudeste - Campus Barbacena e Emater.

E os parceiros da Prefeitura aguardam como expectativa a chegada da Exposição, que é considerada a maior festa de Barbacena, atraindo todos os anos milhares de pessoas e produtores para prestigiar a festa, que conta com torneios, exposições e venda de animais, além de uma parte artística com nomes consagrados da música brasileira.

O prefeito Toninho Andrada acredita que, mais uma vez, o município vai conseguir realizar um grande evento, como vem acontecendo nos últimos três anos. 'Estamos prontos para mais uma Exposição à altura de nossa tradição. E vamos fazer uma festa, sem ter que investir grandes recursos dos cofres públicos, já que firmamos parcerias importantes, a fim de evitar despesas para o município. Tanto a programação técnica, quanto a artística vai agradar a todos, sejam aqueles criadores e comerciantes que utilizam o evento para negócio, sejam aquelas pessoas que aproveitam o evento para entretenimento e lazer'.

O Torneio Leiteiro é um dos pontos altos da Exposição. “Apesar das muitas dificuldades, a gente tem recebido um respaldo dos produtores e pretendemos fazer um grande evento. No momento, contamos com 40 animais inscritos para participar do torneio leiteiro, que tem sido uma grande atração da Exposição. A gente está buscando alternativas, porque tivemos alguns problemas com patrocínio, mas garantimos que o prêmio será o mesmo. Através de parcerias, temos conseguido manter o nível da premiação”, destacou o representante da Comissão do Torneio Leiteiro, através do Sindicato Rural de Barbacena, José Ronaldo Pereira.

Uma das novidades na parte técnica da Exposição 2016 será a presença da raça Búfalo. O criador da raça em Barbacena Artur Patrus falou das vantagens de criar o animal: “Barbacena já é detentora de alguns rebanhos de búfalo. Na região já são seis ou sete criadores produzindo um quantidade substancial de leite. Exitem dois laticínios na região certificados, um pelo IMA e outro pelo Serviço de Inspeção Municipal, que produzem mussarela e queijo de búfala. A remuneração hoje é melhor do que com os produtos do leite de vaca. A búfala é um animal semi-selvagem, não é doméstico como a vaca, mas aceita o manejo perfeitamente. Não são grandes produtoras de leite como as vacas, mas tem uma produção de leite satisfatória. O leite é bem diferente, apresentando o dobro de gordura na sua composição e é praticamente três vezes a proteína que apresenta o leite da vaca, assim uma quantidade menor de leite produz um número maior de queijo. Este ano a ideia é trazer a raça para conhecimento da população, mostrando como é a raça, como é o manejo e desmistificar um pouco sobre o búfalo como animal selvagem”.

A Exposição contará também a presença de ovinos e caprinos. “Nós teremos este ano o 6º Torneio Leiteiro de Cabras, com a participação de criadores também de outras regiões. Uma das vantagens da criação de cabras é o manejo mais fácil e poder trabalhar em um pequeno espaço com estes animais. Os derivados de ovinos e caprinos é mercado crescente, com perspectiva boa. Não está no nível que nós gostaríamos, mas é crescente”, destacou o representante dos produtores de caprinos e ovinos, Luís Carlos.

A Prefeitura contará também com a parceria da Emater na realização da Exposição. “A Emater é mais um parceiro que vem se juntar ao grupo de parceiros para realizar a Exposição de Barbacena. A Emater cuida do galpão do produtor rural, onde temos empresas do comércio local que trabalham com mudas, com flores e materiais para jardinagem. A gente trabalha com as associações comunitárias que executam trabalho de artesanato rural. É uma parceria com a Prefeitura, o Sindicato Rural e os produtores mostrando o trabalho que a agricultura de Barbacena executa diariamente”, explicou o técnico da Emater, o agrônomo Jomar Junqueira.

Parte Artística: A dupla sertaneja Jorge e Mateus abre a Expo 2016 no domingo, dia 15 de maio. Na quinta-feira, 19, quem se apresenta é Zé Neto e Cristiano; na sexta, dia 20, Matheus e Kauan; no sábado, 21, Eduardo Costa e Leonardo; e, para fechar o evento, no domingo, dia 22, com portões abertos ao público, a dupla Guilherme e Santiago.


Busca de Notícias