Tudo pronto para a Passagem da Tocha Olímpica em Barbacena
Prefeito e vice se reúnem com Força Nacional de Segurança e acertam detalhes do evento na cidade

Prefeito Toninho Andrada, o vice Mário Raimundo, demais representantes da Prefeitura, da Epcar, da Polícia Militar e da Força Nacional de Segurança

Barbacena já está em ritmo de Jogos Olímpicos. A cidade recebe o símbolo do maior evento esportivo do planeta no próximo domingo, dia 15 de maio, na parte da tarde, e já está com tudo pronto para o revezamento. Diversas entidades da cidade, de vários segmentos, se mobilizaram para a passagem da tocha em Barbacena. Na quinta-feira, 12, o prefeito Toninho Andrada e o vice Mário Raimundo receberam na Prefeitura a Força Nacional de Segurança para debaterem sobre a organização do evento na cidade. Logo após, integrantes da Força Nacional, juntamente com a segurança municipal do Comitê local, percorreu todo o trajeto por onde passará a Tocha em Barbacena.

O prefeito e o vice ouviram dos representantes da Força Nacional, após relatarem todo o trabalho realizado e detalharem o cronograma de atividades no município, que todos os requisitos e exigências para que a cidade receba a Tocha no próximo domingo estão sendo cumpridos com competência e organização. A Tocha Olímpica vai percorrer 4600 metros, passando pelas principais ruas da cidade. O início será na avenida Marechal Floriano Peixoto (próximo à sede da 13ª Delegaria Regional de Polícia Civil), haverá um momento de celebração de 15 minutos na praça dos Andradas, e o encerramento será na avenida Governador Bias Fortes (próximo à Localiza).

O prefeito Toninho Andrada destaca que a passagem da Tocha Olímpica pela cidade representa um momento histórico. “Barbacena foi escolhida e faz parte do seleto grupo de cidades brasileiras que receberá o revezamento da Tocha. Não podemos prever em qual outra oportunidade o Brasil poderá sediar novamente as Olimpíadas, e se mesmo o fará. Então, é para nós motivo de orgulho e satisfação fazer parte desta história. Nos candidatamos junto ao Comitê Internacional e nossa cidade, dada a sua tradição e a hospitalidade de seu povo, foi escolhida. E vale lembrar, sem nenhum custo para o município, já que o evento é patrocinado pelo Comitê Internacional e pela iniciativa privada”.

Os representantes da Força Nacional verificaram que todos as exigências do Comitê foram bem preparadas e organizadas pela Prefeitura e que a cidade está atendendo a todos os requisitos e exigências para no próximo domingo receber a Tocha. O vice-prefeito Mário Raimundo de Melo, presidente da Comissão Especial criada para o evento.que desde agosto de 2015 vem presidindo os trabalhos de organização do evento no município se diz satisfeito com os resultados até aqui e espera que tudo aconteça no próximo domingo da melhor forma possível. “Envidamos todos os esforços, em parceria com inúmeras instituições do município e centenas de voluntários para acolher a Tocha de forma a honrar nossas tradições, Agora já está tudo pronto, é esperar o domingo e vivenciar este momento que ficará registrado na memória da cidade, sobretudo, daqueles barbacenenses que irão conduzir a Chama no percurso para a cidade”.

Desde o dia 3 de maio, o Revezamento da Tocha Olímpica percorre o país. Em 95 dias, mais de 300 cidades das cinco regiões receberão a visita da Chama Olímpica. O Revezamento da Tocha Olímpica liga o Brasil de norte a sul, com destino ao Rio de Janeiro para os Jogos que acontecem de 5 a 21 de agosto.

Barbacena contará com 23 condutores no percurso. O Comitê Olímpico divulgou, até fechamento desta edição, o nome de 19. Eles foram selecionados pelos patrocinadores do evento (Coca Cola, Bradesco e Nissan) ou por parceiros do Rio 2016. O município indicou o nome de cinco, sendo que quatro já foram confirmados. São eles: a jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, Sassá; Delmo Maria, professor de educação física, que tem uma longa história na difusão dos esportes em Barbacena; Pedro Lucas Ribeiro, aluno da rede Municipal de Ensino, Medalha de Ouro nas últimas Olímpiada Brasileira de Matemática; e a atual Rainha das Rosas, Paula Campos.

Alterações no trânsito – Como medida de segurança, por determinação do Comitê Olímpico, as 15 vias por onde a Tocha passará serão interditadas e o estacionamento também será impedido com a realização do evento.

Conforme decreto publicado nesta quinta-feira (5), a proibição do tráfego nos locais da passagem da Tocha será de meio-dia às 18h no dia do evento. Além disso, os veículos não poderão estacionar a partir das 15h do sábado, dia 14, estendendo até as 18h de domingo. Na avenida Governador Bias Fortes, em especial, o estacionamento para veículos acima de cinco toneladas será impedido a partir da quinta-feira, dia 12 de maio.

 


Busca de Notícias