Multidão participa do revezamento da Tocha Olímpica em Barbacena
Prefeito Toninho Andrada recepcionou a Chama, que foi conduzida no percurso de 4,6km por 23 barbacenenses


Barbacena entrou para a história dos Jogos Olímpicos neste domingo (15), com o revezamento da Tocha Olímpica passando pelas principais ruas da cidade. O símbolo do maior evento esportivo do planeta, que percorre o país desde o dia 3 de maio, com mais de 300 cidades na rota, atraiu uma multidão para acompanhar os 23 condutores pelo trajeto de 4,6km. Para proporcionar uma passagem marcante, a Prefeitura de Barbacena reuniu diversas entidades, de vários segmentos, através de uma Força-tarefa instituída pelo prefeito Toninho Andrada, presidida pelo vice-prefeito Mário Raimundo de Melo e coordenada pelo subinspetor da Guarda Municipal Newton Gonçalves Nézio.

A Tocha chegou à cidade por volta das três horas da tarde e foi recepcionado pelo prefeito Toninho Andrada, junto ao secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, em frente à Delegacia de Polícia Civil. Segundo o prefeito, Barbacena viveu um momento histórico: "Tive a oportunidade de presenciar e viver, junto de milhares de barbacenenses, uma emoção única ao recebermos aqui a Chama Olímpica. Foi muito bonito ver de perto uma multidão para recepcionar a Tocha em todo seu percurso, com barbacenenses de destaque tendo a oportunidade de participar do revezamento e, assim, marcar história".

O primeiro condutor foi José Luiz Filho, mais conhecido como "Barão", educador físico da cidade. A Tocha foi em direção ao Centro e, para o momento de celebração na Praça dos Andradas, foi conduzida pela atleta barbacenense e campeã olímpica Welissa Gonzaga, a "Sassá", que não conteve as lágrimas: "É uma emoção muito grande ver a cidade mobilizada, com todos esperando a Tocha Olímpica passar. Realmente é muito emocionante. Passa um filme na cabeça, com tudo que vivi até aqui. Espero que essa Chama invada o coração de todos, para que possamos pensar com carinho na educação e no esporte".

Durante o momento de celebração, uma chuva de pétalas de rosas, em uma referência ao nosso título de “Cidade das Rosas”, encantou o público. Todas elas foram cedidas pelos produtores da cidade. O momento, que contou com a presença de várias autoridades e durou 15 minutos, também foi marcado pela banda de música da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar). Em seguida, Sassá passou a Chama para o aluno da rede municipal de ensino Pedro Lucas Ribeiro, medalhista de Ouro na última Olimpíada Brasileira de Matemática, que a entregou, na Praça Conde de Prados, ao professor Delmo Maria, educador físico com longa história na difusão dos esportes em Barbacena. A Tocha seguiu para a Avenida Bias Fortes, em direção ao Pontilhão, e terminou na Avenida Governador Bias Fortes, próxima à Localiza.

"A Tocha Olímpica veio para escrever uma página na história de Barbacena e trouxe orgulho e satisfação para as pessoas. Através de diversas parcerias e a colaboração de todos, nós fizemos um trabalho bonito. Só temos a agradecer a todos aqueles que constituíram a Força-tarefa e viabilizaram esse momento", destacou o vice-prefeito e presidente da Força-tarefa, Mário Raimundo de Melo.

Diversos parceiros se mobilizaram para a passagem da Tocha Olímpica

Dezenas de pessoas, instituições e segmentos participaram da organização do revezamento no Município. O coordenador da Força-tarefa, Newton Gonçalves Nézio, também destacou o apoio dos parceiros e citou cada um: "A passagem da Tocha foi um sucesso. E todas as instituições envolvidas, junto à Força-tarefa da Prefeitura, contando com a participação de diversos setores da administração municipal, tornaram esse momento possível. Elas merecem ser lembradas: Epcar, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Sutram, Unipac, If Sudeste, Aprendiz, Rotary, Associação Comercial de Barbacena, Câmara de Dirigentes Lojistas e Superintendência Regional de Ensino. Nós tivemos a participação de todas as escolas municipais, com a Secretaria Municipal de Educação, e também das redes federal, estadual e particular. Também é importante destacar o apoio dos produtores de rosas da cidade, que gentilmente nos cederam as pétalas. A população entendeu a importância deste momento e entramos para a história".

O evento contou com mais de 500 voluntários, selecionados junto às universidades do Município: Unipac, If Sudeste MG e Aprendiz.

Barbacena entre as cidades que participam do revezamento

Barbacena foi uma das 327 cidades selecionadas, entre os 5570 municípios brasileiros, em agosto de 2015, após uma reunião em Brasília, que contou com a participação do prefeito Toninho Andrada. Na oportunidade, o prefeito encaminhou as documentações necessárias, assinou o termo de aceite e, após algumas análises, o nome de Barbacena foi confirmado. O Município participou de diversas reuniões, tanto com o Comitê Olímpico quanto com a Força Nacional, para garantir que tudo saísse conforme planejado.

Evento foi bancado pelos patrocinadores

Vale ressaltar que o revezamento da Tocha Olímpica, que passa por mais de 300 cidades, é financiado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, por meio dos patrocinadores (Bradesco, Nissan e Coca-Cola). Em Barbacena, a Prefeitura conseguiu viabilizar diversas parcerias, para que não houvesse ônus aos cofres públicos.

Veja quem conduziu a Tocha Olímpica em Barbacena

Alexsandro Mendes (funcionário dos Correios)
Altamar Silva (líder comunitário)
Angélica Heringuer (trabalha na área esportiva viabilizando, principalmente, projetos esportivos)
Clelson Garcia
Delmo Maria (educador físico com longa história na difusão dos esportes em Barbacena)
José Luiz Filho, o Barão (educador físico)
José Luiz Pereira Passos
Jaime Tomaz (oficial do Corpo de Bombeiros)
Júlio Valério (educador físico e tricampeão brasileiro de vôlei)
Luiz Carlos Pereira Junior (atleta de Mountain Bike)
Marcos Siqueira (cabo do Corpo de Bombeiros)
Marta Almeida (atleta de Mountain Bike)
Matheus Brandão (estudante)
Otávio Mourão
Patrícia Gonçalves (empresária)
Paula Campos (Rainha das Rosas 2015)
Pedro Fonseca (fotógrafo)
Pedro Lucas Ribeiro (aluno da rede municipal de ensino e medalhista de Ouro na última Olímpiada Brasileira de Matemática)
Rogério Bergamaschine (educador físico)
Samuel de Almeida Andrade (atleta e aluno da Epcar)
Túlio Marcos Ribeiro Bellard
Valdir Almeida, o Dilim (corredor)
Welissa Gonzaga, a Sassá (jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, medalhista de Ouro nas Olimpíadas de Pequim)


Busca de Notícias