Empossado o Conselho Municipal de Saúde
Toninho Andrada diz que trabalho do Conselho é essencial


Foram empossados os novos membros do Conselho Municipal de Saúde em cerimônia  presidida pelo Secretário chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, que por Decreto Municipal foi designado pelo prefeito Toninho Andrada para empossar os titulares e suplentes que foram eleitos para o mandato de dois anos, referente a 2016/2018 na 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 15 e 16 de abril.

Em seu pronunciamento o professor José Augusto Penna Naves abordou a importância do Conselho ressaltando o trabalho voluntário de seus membros, quando afirmou que “o prefeito Toninho Andrada considera o trabalho dos conselheiros essencial para auxiliar o Executivo em suas ações de fiscalização do cumprimento das diretrizes na área da saúde”.  Continuando, o secretário disse ser um consenso, de que com a imprescindível  participação  do Conselho  o setor de saúde teve grandes avanços nos últimos três anos, destacando o empenho do titular da Pasta, José Orleans da Costa. Na oportunidade prestou homenagem póstuma ao líder comunitário José Bento e por fim, afirmou que “com a contribuição do Conselho o governo municipal acredita que manterá as conquistas e avançará ainda mais”.

Em seu discurso o secretário de Saúde e Promoção Social, José Orleans da Costa, ressaltou os avanços na área, ressaltando que o Conselho é um órgão deliberativo das políticas públicas de saúde e representa a regularidade e continuidade na realização de trabalhos, debates e mudanças, afirmando que os conselheiros irão discutir temas para a melhoria da saúde, além da fiscalização e cumprimento das propostas aprovadas na Conferência, afirmando que o Conselho será eficiente no acompanhamento da execução das políticas públicas de saúde definidas nos instrumentos de gestão e continuará contribuindo para a consolidação cotidiana do Sistema Único de Saúde.

A ex-presidente e Conselheira empossada Carmem Lúcia Werneck, do Instituto 1º de Maio, fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinada simbolicamente por ela e pelo conselheiro empossado Waldir Damasceno, servidor do Cebans/Hospital Ibiapaba, após o secretário José Augusto Penna Naves declarar empossados os Conselheiros.

São membros do Segmento do Governo: Titular: Elizabeth Rodrigues Pereira, Suplente: Rosimara Zanetti; Titular: Queila Cristina da Silva M. P. de Souza, Suplente: Fátima Aparecida da Cruz Canton; Titular: Polyana Resende Monteiro, Suplente: Sérgio Ricardo C. M. Pereira.

São membros do Segmento dos Usuários e Representantes: Pastoral da Criança do Bairro Nova Cidade: Eliane Maria do Nascimento; Instituto 1º de Maio: Carmem Lúcia Werneck; Instituto Sócio Ambiental das Vertentes: Suzana Maria Costa Fiuza; Associação dos Moradores e Amigos de Senhora das Dores: Titular: Moacir Andrade Filho; Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Barbacena e Região: Vicente de Paula Campos; Associação Comunitária do Bairro Santa Cecília: Nilza Rodrigues Nunes; Associação Barbacenense dos Reformados da PMMG: Vicente Rosa; Associação dos Amigos do Setor Noroeste: Vanderlei Luiz da Silva; Associação Jovem Atitude de Barbacena – AJA: Rosângela Maria Corrêa Netto Ventura dos Reis; CRESCEP: Efigênia Simplício da Costa; Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Comunidade Rural Remanescente Quilombola dos Candendês: Franciele Rodrigues das Graças; Sociedade São Vicente de Paula do Divino Espírito Santo: Floripes Rosa de Souza.

São membros do Segmento dos Trabalhadores da Saúde e Representações: Titular: Elayne Muniz da Silva – CEBAMS, Suplente: Matuzalém da Silva – Clínica Mantiqueira; Titular: Luzimar Paulo da Silva – SESAPS, Suplente: Anderson Luiz Carvalho Inocêncio – Projeto Agroecológico; Titular: Renato Barbosa – ESF (Médicos), Suplente: Rosilene Gonçalves – UBS Funcionários; Titular: Hilda Maluf Caldas Nalon ESF (Dentistas), Suplente: Marilene Cardoso – SESAPS; Titular: Willena Braga D’Aparecida – UBS Vilela, Suplente: José Roberto Saraiva Ferreira; Titular: Valmir Dias – IMAIP, Suplente: Larissa Rezende Turchete – UBS.

São membros do segmento dos Prestadores de Serviços: Titular: Waldir Damasceno - CEBAMS/ Hospital Ibiapaba, Suplente: Hosana Aparecida de Castro – Instituto José Luiz Ferreira; Titular: Otávio Augusto Ramos Vieira – IMAIP, Suplente: Nilcéia Maria Cunha – Pró Renal; Titular: Marly da Trindade Almeida – Santa Casa de Misericórdia, Suplente: Elisa Maria Barbosa – APAE.  


Busca de Notícias