Prefeitura realiza seminário sobre Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Creas organizou o seminário “Enfrentando a Violência”


Com a realização do seminário “Enfrentando a Violência”, a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesasps) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), lembrou na semana passada o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.

A data 18 de maio foi instituída para lembrar a sociedade a impunidade no caso de uma criança de 8 anos que foi violentada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

O Creas realiza a campanha e ações preventivas, com o intuito de informar e conscientizar a população sobre a existência do serviço, as formas de notificação, o acesso a demais políticas públicas.

Os palestrantes convidados do seminário foram o médico da equipe de Estratégia da Saúde da Família, Dr. Guilherme Felipe Pereira Vale; o psicólogo da Secretaria Regional de Saúde, Dr. Júlio Hermes da Silva; e a representante da Vigilância Epidemiológica do Município de Barbacena, Alyne de Souza Silva.

O médico Guilherme Felipe Pereira Vale falou sobre as formas de violência e como identificá-las no atendimento aos usuários dos serviços, além de salientar quanto à escuta e o acolhimento às pessoas que são atendidas.

Júlio Hermes da Silva e Alyne de Souza Silva abordaram, em conjunto, o tema notificação compulsória dos casos de violência contra crianças e adolescentes, apresentando dados existentes no município e capacitando os profissionais da rede a preencherem corretamente o formulário de notificação.

Os palestrantes destacaram a importância e a obrigatoriedade de todos os profissionais que atendem casos que envolvam violência contra crianças e adolescentes realizarem a denúncia ao Conselho Tutelar e ao Disque 100.


Busca de Notícias