Prefeitura inaugura três Unidades Básicas de Saúde em bairros da cidade
Cada UBS tem capacidade de atender cerca de 12 mil pacientes por mês


A Prefeitura de Barbacena inaugurou nesta terça-feira (31) três Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma no bairro Vilela, outra no Nova Suíça e uma terceira no Funcionários. As cerimônias contaram com a presença de várias autoridades da administração municipal. E, ainda 2016, a Prefeitura deu início também à construção de outras cinco UBS, nos bairros Santo Antônio, Monte Mário, Santa Luzia e nos distritos de Pinheiro Grosso e Torres, bem como está reformando seis Unidades, já em funcionamento, no Santa Efigênia, Santa Cecília, Carmo, Grogotó. Caic e no distrito de Correia de Almeida.

Cada uma das novas UBS inauguradas hoje tem capacidade de atender cerca de 12 mil pacientes por mês. Os moradores contam com atendimento clínico (médico e enfermeiro), vacinação, serviços de curativos e citopatológicos, pré-natal, de puericultura, grupos de hipertensos e diabéticos, além das atividades do Programa Saúde da Família para toda a comunidade.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, Barbacena está conseguindo, com uma gestão que dá prioridade à saúde, ir na contramão da crise: 'Barbacena ganha mais UBS altamente equipadas para o atendimento à população. Outros Municípios estão vivendo uma crise sem precedentes na área e aqui estamos conseguindo inaugurar unidades de saúde, desenvolver uma série de iniciativas, realizar convênios e alterar o panorama da saúde na cidade. Nossa política no setor é levar o atendimento mais perto da população. E isso só é possível quando construímos novas unidades nos bairros ou mesmo fortalecemos aquelas já existentes, como temos feito, ao longo, de nossa administração'. 

O secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans, destaca que 'mesmo diante da situação adversa do Brasil, a saúde pública em Barbacena está avançando. E isso é resultado de um trabalho árduo, possível apenas com a cidade sendo ficha limpa e com a junção de esforços, que tivemos a oportunidade de fazer com os vários segmentos da saúde no município. Além disso, há de se destacar o apoio incondicional e determinação do nosso prefeito Toninho Andrada, que nos orientou a priorizar o atendimento e a qualidade da saúde oferecida à população'.

O secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, também destacou o momento ímpar que a cidade vive.'Aqui em Barbacena estamos abrindo unidades de saúde, realizando obras de asfaltamento, mobilidade, triplicando nosso sistema de captação de água, enquanto a maioria dos municípios brasileiros mal estão conseguindo equacionar suas finanças. Isso porque, desde o início da gestão, trabalhamos com planejamento e os pés no chão. Essa foi a determinação e orientação que recebemos do prefeito, desde o primeiro dia da atual gestão'. 

 


Busca de Notícias