Prefeito assina convênios para beneficiar setor de saúde e social
As entidades contempladas são o Instituto Cultural Primeiro Quilombo, Núcleo Regional de Barbacena de Voluntários de Prevenção e Combate ao Câncer do Hospital Mário Penna, Associação São Miguel Arcanjo e Associação Barbacenense de Proteção Animal

Prefeito Toninho Andrada assinou convênio com quatro entidades em seu gabinete na Prefeitura

O prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, recebeu em seu gabinete, na tarde de terça-feira (31), representantes de quatro entidades para a assinatura de convênios que vão beneficiar a população nas áreas social e de saúde. Com os convênios, a Prefeitura vai beneficiar diretamente o Instituto Cultural Primeiro Quilombo, o Núcleo Regional de Barbacena de Voluntários de Prevenção e Combate ao Câncer do Hospital Mário Penna, a Associação São Miguel Arcanjo e a Associação Barbacenense de Proteção Animal. Trata-se de mais uma ação da atual administração em benefício, sobretudo, da área social, já que a Prefeitura vem mantendo convênio, ao longo dos últimos três anos, com diversas entidades do município, com apoio financeiro ou de pessoal, que somam mais de R$ 5 milhões.

“Estamos dando mais um passo a favor da coletividade, ajudando diversos setores e a população. Estamos na contra-mão da crise, pois o que estamos vendo nos noticiários são prefeituras cortando serviços, suspendendo obras, paralisando atividades, e nós aqui estamos fazendo justamente o contrário, pois mantemos funcionando o que temos e ainda ampliamos com serviços novos. Estamos conseguindo fazer isto, porque o nosso governo, desde o primeiro momento, primou e cuidou do equilíbrio financeiro e orçamentário da Prefeitura. Nós só gastamos aquilo que arrecadamos. A gente não inventa moda. Nós governamos com responsabilidade fiscal e assim será até o último dia do meu governo”, disse o prefeito Toninho Andrada.

O convênio da Prefeitura com o Núcleo Regional de Barbacena do Câncer visa disponibilizar recursos para mobiliar adequadamente o prédio da entidade. “Muito breve, agora com este convênio assinado, que representa o mobiliário daquela obra, vamos poder entrega-la a Barbacena e região. Nós sabemos que o câncer não espera, nós devemos estar preparados para atender as pessoas que por ventura venham viver esta situação. A obra, o Governo do Estado fez e está fazendo. Ficou acertado então, há algum tempo, que o Município ficaria responsável pelo mobiliário e agora com este gesto do prefeito Toninho Andrada a projeto está se concretizando”, explicou o presidente do Núcleo, vereador Amarílio Andrade.

Com relação a Associação São Miguel Arcanjo, o convênio tem por objetivo promover a integração dos atendidos pela entidade ao mundo do trabalho por meio de cursos profissionalizantes. “Os equipamentos que vão ser cedidos para a Associação têm como finalidade a parte de profissionalização, na instalação de um centro tecnológico que possa ajudar no desenvolvimento de algumas áreas de interesse da região, principalmente de processamento de alimentos. Com isto, teremos três grandes protagonistas: os alunos, os pequenos agricultores da região e a própria sociedade de São Miguel Arcanjo. De um lado estamos profissionalizando os meninos e do outro vamos obter uma pequena produção de alimentos que possam ser destinados, inclusive, a comunidades carentes, além da nossa própria manutenção”, disse o fundador da Associação, Roberto Bertole, explicando que “a São Miguel atende, atualmente, 450 crianças de 3 a 18 anos e distribui cerca de 1200 a 1500 refeições por dia”.

O convênio com a Associação Barbacenense de Proteção Animal tem por objetivo o acolhimento de animais de rua, castração e ampliação dos abrigos para acolhimento de cães. “Temos que agradecer ao prefeito Toninho Andrada e ao Dr. Orleans (secretário municipal de Saúde) por este convênio. Todo mundo sabe que temos uma dificuldade enorme de manter nossa entidade. Hoje é um dia especial, já são mais de 20 anos de luta e este convênio vai propiciar a alimentação segura dos animais. Vamos cuidar não só dos animais da Associação, mas dos de rua também”, disse a representante da Associação, Tânia Falcão.

No convênio assinado com o Instituto Cultural Primeiro Quilombo, o objetivo é realizar um diagnóstico das populações negra e indígena de Barbacena, possibilitando identificar os principais problemas destas populações para proposições de políticas públicas específicas nas áreas social e da saúde. “Temos que agradecer o prefeito Toninho Andrada por este convênio. Este projeto é resultado da 3ª Conferência Municipal de Igualdade Racial, realizada em 2013, aqui em Barbacena, onde foi deliberado o desenvolvimento de um diagnóstico sócio-econômico e demográfico da saúde da população negra e indígena de Barbacena”, explicou o presidente do Instituto, Ângelo Satyro.


Busca de Notícias