Prefeitura e Ibiapaba lançam Pedra Fundamental do Serviço de Radioterapia
A cerimônia aconteceu na tarde desta terça-feira


A Pedra Fundamental do Serviço de Radioterapia do Hospital Ibiapaba foi inaugurada na tarde desta terça-feira (31). O empreendimento vai beneficiar centenas de pacientes, que passarão a se  tratar em Barbacena. A obra, orçada em R$ 8 milhões, é fruto de convênio entre o Hospital Ibiapaba e a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), que disponibilizará R$ 2,4 milhões para o empreendimento. A previsão é que o serviço entre em funcionamento ainda neste ano.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Toninho Andrada; o Diretor Presidente do Hospital Ibiapaba/Cebams, Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira; o secretário de Saúde, José Orleans da Costa; o Diretor Clínico do Hospital, Antônio Carlos Russo; o Superintendente Regional de Saúde, Robson Vidigal; o Gerente Técnico, Paulo José Gonçalves de Souza; a Gerente de Qualidade, Carla Andresa Rodrigues da Costa; e o Gerente de Campo, Waldir Damasceno.

O convênio firmado entre Prefeitura e Ibiapaba garantiu a liberação de recursos financeiros destinados à construção de um bunker – área física especial – para alojar um equipamento de radioterapia. O aparelho é considerado de fundamental importância no tratamento de pacientes com câncer.

 O prefeito Toninho Andrada destacou que 'a obra só está sendo possível graças à situação do Município junto aos órgãos federais. Hoje, nós somos uma cidade 'ficha limpa', o que demandou quase um ano do trabalho da minha gestão para conseguir. Vale ressaltar que apenas 4% dos Municípios do país estão nesta situação de regularidade. A radioterapia é um serviço importantíssimo e é um orgulho conseguir para Barbacena algo inédito, beneficiando a população, que não mais terá que se locomover para outros centros'.

Segundo o secretário de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), José Orleans da Costa, a saúde tem que ser o foco principal. Ele destaca que no início do mandato do prefeito Toninho Andrada, havia muita coisa a ser feita e agora, 3 anos e meio depois, ele vê que a área da saúde melhorou muito. “Hoje temos ótimas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Rede de Frios de qualidade, hospitais bem equipados e com capacidade de atender milhares de pessoas. A população merece o melhor atendimento e avançamos muito neste sentido”, explicou o secretário.

O Diretor Presidente do Hospital Ibiapaba/Cebams, Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, agradeceu o apoio dado pela administração municipal para que a obra fosse possível. 'O serviço de radioterapia é uma reivindicação antiga da população. E, através de um trabalho conjunto com a Prefeitura, conseguimos iniciar a obra, que vai garantir o melhor tratamento em Barbacena'.


Busca de Notícias