Prefeitura inaugura Central Rede de Frio para vacinas
O local será usado para para armazenagem, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos e é adaptado para receber 16 câmaras frias


A Prefeitura de Barbacena inaugurou, na manhã desta quarta-feira (1º), a moderna Central Rede de Frio 'Dr. João Luiz Coutinho Crespo'. O local será usado para para armazenagem, conservação, manipulação, distribuição e transporte de vacinas, adaptado para 16 câmaras frias. A Central, localizada na Praça Conde de Prados (antigo prédio da Agir), no Centro da cidade, fornecerá os imunobiológicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também será voltada para a vacinação da população. Na oportunidade, também foi reinaugurada o novo local da Farmácia Popular do Brasil.

Os recursos, na ordem de R$ 155 mil, foram captados junto ao Ministério de Saúde. Além disso, está em processo de licitação a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para a Central Rede de Frio, incluindo veículos acondicionados especificamente para a distribuição das vacinas.

“O local, com uma estrutura adequada, traz uma série de vantagens. Com a instalação, haverá menos perda de imunobiológicos e facilitará a distribuição das vacinas, sendo um ponto de referência. Além disso, por ser situado em uma área central, facilitará o acesso da população com o serviço de vacinação”, destaca o prefeito Toninho Andrada.

Em seu pronunciamento, o Secretário de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), José Orleans da Costa, falou sobre a precariedade que encontrou a Rede de Frio quando assumiu a Secretaria. “Um local sem iluminação, sem a menor condição de se fazer um atendimento de qualidade à população. E agora temos um Centro arejado, amplo e com uma ótima infraestrutura. Um local adequado para recebermos os nossos pacientes”, disse o secretário.

 O secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, afirmou o compromisso feito em campanha. “ Mais uma obra e uma realização do governo que está sendo colocada em prática. É um programa de governo que não fica só na promessa e que realmente faz. Esse espaço, a Central Rede de Frio, recebe o nome do médico João Crespo e  também homenageia o médico Honório de Oliveira Carvalho que sempre prezaram pela imunização e pela saúde da população”, disse Penna Naves.

Homenageado na solenidade, o professor e médico Honório Carvalho comentou sobre a homenagem. “Como médico, sempre coloquei a prevenção acima de tudo e um método eficaz de saúde. E receber esta deferência é uma honra”, afirmou ele.

Reinauguração da Farmácia Popular

Na oportunidade, a Farmácia Popular do Brasil, em Barbacena, foi reinaugurada com um novo espaço. Agora, com mais infraestrutura e comodidade para receber a população de Barbacena. A unidade funciona também no antigo posto de saúde e antiga Agir e a entrada é pela lateral (Praça do Globo).

Conforme destaca a responsável pela Farmácia, Sandra Miranda, “são disponibilizados 118 medicamentos à população. De acordo com dados do programa, de 80 a 100 pessoas são atendidas diariamente pela Farmácia, totalizando entre 1,5 mil e 2 mil atendimentos por mês. O serviço no Município é resultado de uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais, Fundação Instituto Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde”, disse.

“A novidade na Farmácia Popular é que a receita dos medicamentos de uso contínuo passou a ter uma validade maior, de quatro para seis meses. Já as receitas de medicamentos para tratamento determinado o mesmo período foi mantido. As únicas receitas que ficam retidas na Farmácia são as de antibiótico e de medicamentos controlados e a receita só tem validade para dez dias”, explicou Juliana Freitas, corresponsável pela Farmácia.

A Farmácia funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 


Busca de Notícias