Prefeitura e Santa Casa inauguram Ambulatório de Pediatria Geral
Os serviços são exclusivos para a população de Barbacena

Prefeito Toninho Andrada e autoridades durante a inauguração do Ambulatório

A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais – Sesaps e a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, em mais uma importante parceria, inauguraram na tarde desta quarta-feira (1), o Ambulatório de Pediatria Geral. Este novo espaço, que está anexo à Santa Casa, será referência na área de pediatria dentro da rede municipal de saúde, uma vez que todo o atendimento pediátrico estará concentrado no Ambulatório. Os serviços são exclusivos para a população de Barbacena. A estruturação e a organização do trabalho foram coordenados pela Dr. Liane Ferreira, médica pediatra, através da parceria entre Santa Casa e a Sesaps.

O Ambulatório de Pediatria Geral funcionará das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, excetos nos dias de feriados. Nele as pessoas encontrarão pediatra na parte da manhã e da tarde, o que trará mais comodidade para as crianças e familiares. Para ter acesso ao atendimento do Ambulatório de Pediatria é necessário que o morador procure a Unidade Básica de Saúde - UBS próxima à sua casa para fazer o agendamento. O atendimento será de casos não urgentes e que foram agendados previamente.

Se a criança estiver com problema grave e precisar de um serviço de urgência e emergência, deve procurar o Pronto Atendimento Pediátrico que continua funcionando na Santa Casa, em regime de 24h. Para facilitar ainda mais o acesso das crianças a um atendimento de saúde, os médicos que atuam no Programa de Estratégia de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde passarão por uma capacitação dentro do Ambulatório para que possam também estar aptos a atender as crianças nas unidades básicas de saúde. Assim, se a criança estiver com problema mais leve, os pais deverão levá-las a uma UBS para ser primeiro atendimento por este médico da UBS, solucionando com mais rapidez o problema da criança. Se o médico detectar que a criança precise de um pediatra esta será encaminhada para o Ambulatório.

Durante seu discurso, o prefeito Toninho Andrada ressaltou sobre a organização e planejamento da Prefeitura para a realização de vários projetos. “Somos idênticos a agricultores. Plantamos hoje, para colhermos daqui um tempo. Tudo tem seu tempo de maturação e assim, é como o órgão público, não existe sucesso, obras, inaugurações e infraestrutura de qualidade, sem planejamento, projeto, licitação, verbas e equipe capacitada. Não somos imediatistas, porque temos que ser criativos com as verbas que chegam para nós. Por isso, nosso governo só tem feito ótimos investimentos para a população. E o melhor, mantendo a Prefeitura ficha limpa.”, explicou o prefeito.

Segundo Dr. José Orleans, secretário Municipal de Saúde, os pediatras da rede municipal estarão atendendo no Ambulatório, pois o mesmo passa a ser a referência em pediatria em Barbacena. “A Santa Casa é referência materno infantil. Vamos ter um atendimento para as crianças com casos não graves os classificados em verdes e azuis e serão referenciadas pela atenção primária das Unidades Básicas de Saúde - UBS. Com isso ganha a população de Barbacena com um atendimento mais ágil e de qualidade”, destacou.

Para o diretor geral da Santa Casa, Dr. Jorge Correa, esse novo serviço que passa a integrar a estrutura da entidade faz parte de um planejamento estrutural que vem passando a Santa Casa. “Somos um Hospital Amigo da Criança e nosso objetivo é estar sempre oferecendo um serviço de qualidade e seguro para as crianças. Mais uma importante conquista para a Santa Casa, mas principalmente para o sistema de saúde do Município”, pontuou.

Os atendimentos começam a ser realizados na segunda-feira (6).


Busca de Notícias