Saudação de Barbacena ao Dia da Vitória
Prefeito Toninho Andrada e os expedicionários Ary Lopes e João Rodrigues da Costa


Na Ordem do Dia da solenidade cívico-militar, assim se pronunciou o prefeito Toninho Andrada: Decorridos 71 anos do término da II Guerra Mundial, com poucos dos valorosos Expedicionários ainda entre nós, Barbacena cumpre mais uma vez com devoção e brilhantismo a missão de relembrar os fatos e feitos desse importante período da nossa história. Comemoração iniciada hoje, com a Missa de Ação de Graças celebrada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana.

Sob a égide do saudoso Combatente Álvaro Jabur, que personifica numa comenda toda a bravura e coragem dos Pracinhas brasileiros, em especial os nascidos em Barbacena e região, a Prefeitura, irmanada à Escola Preparatória de Cadetes do Ar, e pelo Ministério da Aeronáutica e a Polícia Militar de Minas Gerais fazem este encontro cívico, na Praça dedicada aos heróis das três forças armadas, que percorreram os campos e colinas da Itália ocupada pelas forças nazi-fascistas.

A razão é muito simples: não podemos nos esquecer e tampouco deixar as futuras gerações se esquecerem de que em um momento crítico da história moderna, todos os continentes se viram em terrível conflito bélico motivado pela ensandecida busca pelo poder hegemônico, pela condução política de lideranças totalitárias, que não pensaram duas vezes em lançar seus povos num mar de sangue e lágrimas em nome de um perigoso jogo do poder pelo poder.

As consequências todos sabem, não precisamos aqui repetir.

O que nos traz até esta Praça a cada ano e o que deve ficar marcado em cada um de nós, em especial aos senhores e senhoras que hoje ostentarão no peito a Medalha do Dia da Vitória são basicamente duas coisas;

Em primeiro lugar: gratidão, a todos aqueles que naquele momento em que o destino os convocou para a mais difícil das missões, não se acovardaram e lutaram nas forças aliadas... aos que tombaram nos campos europeus e os que sobreviveram às crueldades da guerra, nossa gratidão eterna.

Em segundo lugar: um alerta! sejamos vigilantes quanto às nossas democracias mundo a fora e aos líderes políticos que as dirigem. afinal nem todos que evocam suas virtudes são verdadeiramente democráticos.

Por fim, saudamos o nosso contemporâneo do Colégio Imaculada Conceição e do Colégio Estadual Professor Soares Ferreira, orador oficial e presidente desta solenidade cívico-militar, o Ten Brig José Magno Rezende de Araújo, Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica; o Comandante da Epcar, Cel Av José Aguinaldo de Moura; o Comandante da 13ª Região Militar, Cel Jesus Milagres; o Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, Te. Cel. Luiz Marcelo de Melo e o Secretário Chefe da Casa Civil e Chanceler da Medalha José Augusto Penna Naves, os Expedicionários remanescentes e demais condecorados que com seus feitos e qualidades ajudam a perpetuar os ideais de liberdade e serviço ao próximo. A todos, em nome dos barbacenenses, os nossos parabéns e os mais calorosos aplausos.


Busca de Notícias