Santa Casa ganha aparelho neuroendoscópio
O equipamento foi adquirido pela Santa Casa através de repasse de recursos da Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais - Sesaps

Montagem do equipamento no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia

O serviço de neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena dará um grande salto em seu atendimento, pois a entidade foi contemplada com um neuroendoscópio, um aparelho da mais alta tecnologia a nível mundial. Com ele, os profissionais de neurologia vão poder executar procedimentos que antes não eram possíveis devido à falta de equipamento adequado. Em muitos casos, por falta de recursos, o paciente tinha que ser encaminhado para Belo Horizonte e outros centros. O aparelho foi adquirido pela Santa Casa, através do repasse de recursos da Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais - Sesaps, com recursos captados através de programas. A Santa Casa é uma entidade que atende a população dos 51 municípios que integram a Macrorregião Centro Sul, daí a importância de ter um equipamento tão avançado, para atender a uma população de cerca de 700 mil habitantes.

Segundo o secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, Dr. José Orleans, desde o início da gestão do prefeito Toninho Andrada que se trabalha para melhorar a qualidade dos serviços de neurologia da região. “Tínhamos um projeto de adquirirmos alguns equipamentos e com a captação de recursos conseguimos comprar alguns que foram repassados para os hospitais da cidade, como é o caso da Santa Casa”, pontuou. Disse ainda que o neuroendoscópio é um grande avanço em termos de tecnologia de ponta e o que há de melhor no mercado para neurologia. Com esse recurso que captamos, compramos também um microscópio cirúrgico que deve estar chegando em breve”, concluiu.

O diretor geral da Santa Casa, Dr. Jorge Correa, falou da importância do aparelho para os serviços na entidade que cumpre um planejamento estruturado para o hospital de forma a fortalecê-lo ainda mais na especialidade de neurocirurgia de alta complexidade. Destacou ainda o alinhamento como Município no sentido oferecer à população um serviço de melhor qualidade, com mais resolubilidade e segurança do paciente. “O equipamento é o único instalado na Zona da Mata , o que coloca a Santa Casa em um patamar superior em termos de procedimentos em neurocirurgia”, pontuou.

Quem também ressaltou a importância da chegada do aparelho para a Santa Casa foi o neurocirurgião, Dr. Tarcísio Araújo Oliveira. “Esse aparelho permitirá cirurgias em neuro que não fazíamos por falta de equipamento, além de melhorar a qualidade do atendimento ao paciente. O Neuroendoscópio permitirá fazer cirurgias minimamente invasivas - pouco corte, pouca lesão na cabeça, pequenas insições e através das câmeras de endoscopia opera-se uma série de má formações, sangramentos. E com o outro, nós estamos adquirindo o microscópio cirúrgico de maior capacidade, de maior campo de visão, profundidade, luminosidade”, comentou. Destacou que é o único hospital da região a ter essa tecnologia. Traz um resultado positivo financeiro para o hospital; e para o paciente, na recuperação, além de menor possibilidade de ter que mandar paciente para fora da cidade. 


Busca de Notícias