Prefeitura participa da 5ª Semana Ambiental Integrada
Município foi representado pela Gerência de Orientação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação Desporto e Cultura

5ª Semana Ambiental Integrada foi realizada na sede da Faculdade Senac Minas, de 30 de maio a 03 de junho

Com o tema “Comércio Ilegal de Animais Silvestres e Práticas Sustentáveis na Região de Barbacena, Campo das Vertentes”, a 5ª Semana Ambiental Integrada foi realizada na sede da Faculdade Senac Minas - Unidade Barbacena, de 30 de maio a 03 de junho. Na oportunidade as instituições envolvidas apresentaram projetos educativos, trabalhos e iniciativas de cunho ambiental em estandes direcionados a estudantes e ao público em geral. A Prefeitura de Barbacena foi representada no evento pela Gerência de Orientação Ambiental e uma equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Desporto e Cultura (Sedec).

O objetivo da 5ª Semana Ambiental Integrada foi mostrar a importância da união de forças, a convergência de vontades e, sobretudo, o aspecto prático da multi e interdisciplinaridade, visando a discussão em torno da minimização/solução dos impactos ambientais gerados pelas atividades antrópicas nos ecossistemas locais. O evento visa a preservação do caráter pedagógico em relação às escolas visitantes, bem como os educandários assistidos pelo Programa de Educação Ambiental (Progea), executado pelos Mediadores da 13ª Cia Policia Militar Independente Meio Ambiente e Trânsito, facilitando os trabalhos voltados para a educação ambiental informal.

A exposição realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), através da Gerência de Orientação Ambiental, teve como tema “O Rio das Mortes quer Viver”; sendo destinada à educação ambiental. A mesma foi acompanhada da palestra “Geografia da bacia hidrográfica do histórico Rio das Mortes: os desafios para sua sustentabilidade”.

A exposição e a palestra são disponibilizadas, a todos os órgãos interessados, pela Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), através de prévio agendamento e serão ministradas pela Gerência de Orientação Ambiental.

Além da Secretaria Municipal de Educação, a 5ª Semana Ambiental Integrada teve a participação da Faculdade Senac Minas; 13ª Cia PM Ind. Mat; IF Sudeste/MG Campus Barbacena; IEF; UEMG; Copasa; SAS/DMA/Sala Verde; Projeto Asas de Barbacena; Ivert; Ponto de Partida; UTC de Ibertioga; Rivelli; Saint Gobain e Vale Manganês.

“Foi um grande prazer participar mais uma vez da Semana Ambiental Integrada, gerando alicerce pedagógico necessários para a construção e relevância na criação de indivíduos críticos capazes de atuar e modificar o meio em que estão inseridos. Com uma educação transformadora através da tríade: natureza, sociedade e educação. Plantando a semente da cidadania para um meio ambiente melhor”, destacou o gerente de Orientação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Sérgio Gustavo Coutinho Grossi.


Busca de Notícias