Creas realiza ação de combate ao trabalho infantil
O Centro de Referência fez panfletagem com o tema “Esmola Não, Infância Sim”


A Prefeitura de Barbacena, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou neste final de semana, em referência ao “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”, no dia 12 de junho, panfletagem na feira livre com o tema “Esmola Não, Infância Sim”, com o objetivo de esclarecer à população sobre o assunto e tentar diminuir o incentivo dado às práticas, inclusive na região da feira, com os chamados 'flanelinhas'.

Conforme foi destacado na ação, trabalho infantil é todo tipo trabalho realizado por pessoas que tenham menos da idade mínima permitida. No Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes até os 13 anos. A partir dos 14 anos, pode-se trabalhar como aprendiz e entre os 16 e 18, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h, não sejam insalubres ou perigosas e não façam parte da lista das piores formas de trabalho infantil.

As denúncias das situações de trabalho infantil podem ser feitas por toda a população através do disque 100 ou junto ao Conselho Tutelar do Município.

Sobre o Creas -
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social constitui-se numa unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Atende crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e qualquer indivíduo que se encontra em situação de risco pessoal e social. Os direitos violados estão relacionados a ocorrências: de abandono, negligência, maus-tratos físicos, psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, situação de mendicância, entre outros.


Busca de Notícias