Prefeitura se reúne com empresa de geoprocessamento
Foram apresentados o cronograma de desenvolvimento das atividades, detalhes sobre a metodologia e esclarecimentos sobre o projeto


A Prefeitura de Barbacena, através do Grupo Especial de Trabalho para Modernização da Administração Tributária Municipal (Gemat), que é formado por diversos setores da administração direita e indireta, se reuniu na última quinta-feira (23) com a empresa Esteio Engenharia e Aerolevantamentos S.A., de Curitiba, que venceu a licitação para o trabalho de geoprocessamento que está sendo realizado na cidade. Eles apresentaram o cronograma de desenvolvimento das atividades (que já está com cerca de 30% concluído), detalhes sobre a metodologia e esclarecimentos sobre o projeto. Representantes da Caixa Econômica Federal, que financiam o serviço, orçado em R$ 4,5 milhões, através do Programa de Modernização Administrativa e Tributária (Pmat), do BDNES, também participaram da reunião.

O trabalho da empresa envolve serviço de aerolevantamento, com fotografias de toda a área da cidade, incluindo os distritos, com levantamento de cada ponto, altura das edificações, rios, vales, montanhas, entre outros, com imagens em alta definição e scanner a laser. Após os estudos e levantamentos, os diversos setores governamentais terão dados e informações para elaboração de projetos de estrada, monitoramentos de ruas, loteamentos, rede de água, luz e uma diversidade de outros benefícios para a cidade.

Conforme destaca a Subsecretária de Tecnologia da Informação, Anna Flávia Lourenço, 'sem o georreferenciamento, não há qualidade da informação. Nós teremos, com esse trabalho, imagens que vão nos permitir avaliar todo o cadastro técnico mobiliário, trabalhar na parte de fiscalização de obras, planejar melhor distribuição de censos, encontrar nichos na área da saúde etc. Não é possível ter um trabalho mais organizado sem esse tipo de informação, sem o uso dessa tecnologia'.


Busca de Notícias