Denatran integra oficialmente Barbacena ao Sistema Nacional de Trânsito
Município está agora apto a implantar a municipalização do trânsito e o estacionamento rotativo


O Departamento Nacional de Trânsito - Denatran publicou Portaria de Nº 169, datada de 11 de agosto corrente, integrando oficialmente a cidade de Barbacena ao Sistema Nacional de Trânsito. Era a fase que faltava para que o município conclua definitivamente a municipalização do trânsito. O Conselho Estadual de Trânsito - Cetran já havia aprovado o processo de municipalização apresentado pela Prefeitura de Barbacena. A documentação apresentada recebeu parecer favorável do DETRAN/MG e aguardava a aprovação do Ministério das Cidades. 

A empresa GCT, vencedora da licitação para o fornecimento de equipamentos e processamento de multas já apresentou à Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana – Sutram os modelos dos serviços que serão implantados, com técnicas modernas, abrangendo sistema de operações – incluindo radares e equipamentos de multas (smartphones adaptados para o serviço). Já o convênio com a PRODEMGE garantirá a homologação das autuações, repassando ao agente de trânsito municipal as informações do veículo e do seu condutor. “A contratação da empresa GCT e o convênio com a PRODEMGE foram etapas decisivas para a efetivação da municipalização do trânsito, que é uma determinação do Código Brasileiro de Trânsito – CBT. Assumindo a gestão do seu trânsito, Barbacena terá melhores condições de investir e promover avanços no setor', disse o prefeito Toninho Andrada. 

Toninho falou ainda sobre a implantação do estacionamento rotativo. 'Agora  estamos também  aptos a implantar o sistema de estacionamento rotativo, que é uma reivindicação antiga da cidade”, Ele ressaltou, ainda, que a municipalização do trânsito, as obras de mobilidade em andamento com investimentos de R$ 5 milhões e a implantação do estacionamento rotativo são partes de um projeto maior de reformulação geral de todo o sistema de mobilidade urbana da cidade. “É a primeira vez na história do município que um governo municipal adota medidas de vulto e planejadas para o setor”, destacou o Prefeito. “Estamos há dois anos trabalhando intensamente para que pudéssemos chegar até aqui”, concluiu.


Busca de Notícias