Farmácia Popular atende mais de 3 mil pacientes mês
Serviço é resultado de uma parceria da Prefeitura, Fiocruz e Ministério da Saúde.

Farmácia Popular funciona no antigo Centro de Saúde

Atendendo uma média de 80 a 100 pessoas diariamente, sendo que no início do mês este número chega a ultrapassar 200 atendimentos, chegando a atender mais de 3 mil pacientes no mês, a Farmácia Popular do Brasil de Barbacena oferta uma lista de 118 medicamentos, sendo que os de tratamento para diabetes, hipertensão, asma são gratuitos, e os demais chegam a ter até mais de 90% de desconto. Mas, para conseguir qualquer remédios, pago ou não, é necessário a apresentação de receita médica. O serviço no Município é resultado de uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais (Sesaps), com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde.

Com a meta de reduzir despesas e ao mesmo tempo oferecer mais qualidade no atendimento à população, a Prefeitura de Barbacena mudou este ano o endereço de atendimento da Farmácia Popular do Brasil. A unidade funcionava na Praça Conde de Prados, nº 40, e mudou para o prédio do antigo Centro de Saúde, que é de propriedade do Município e fica na mesma Praça. A mudança atendeu também uma exigência de formalização da alteração do endereço da Farmácia perante à Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), gestora do programa em nível nacional.

A Farmácia funciona de 8h às 18h (de segunda a sexta), e de 8h às 12h (sábados). E, mesmo sendo integrada ao programa do Ministério da Saúde, a Prefeitura também gasta em torno de R$ 15 mil/mensais com o pagamento dos servidores e manutenção das suas atividades, através da Sesaps, totalizando um investimento de cerca de R$ 200 mil/ano.


Busca de Notícias