Bisneto de Georges Bernanos visita Barbacena
Matheus Bernanos voltou ao local onde seu bisavô morou com a família entre 1940 e 1945

Matheus Bernanos ao lado do busto de seu bisavô Georges Bernanos

Barbacena recebeu, nesta sexta-feira (26), a visita do médico Matheus Bernanos, que é bisneto do célebre escritor francês Georges Bernanos (1888-1948). Matheus foi recepcionado pelo subsecretário de Cultura de Barbacena, Edson Brandão, e a gerente de projetos Lidia Sad. Matheus veio à cidade para revisitar a casa onde seu antepassado famoso morou entre 1940 e 1945, exilado com a família. No local, hoje existe o Museu Georges Bernanos dedicado a registrar a passagem do escritor pelo Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

Na visita, Matheus Bernanos conheceu algumas atividades que são realizadas no Museu, como a oficina de capoeira, e rememorou sua passagem pela cidade em 1988, no centenário do escritor de livros consagrados mundialmente como Diálogo das Carmelitas e Sob o Sol de Satã, que virou filme vencedor da Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

Matheus explicou ao subsecretário Edson Brandão que sua mãe Nádia Mesquita agora é detentora dos direitos da obra do bisavô, assim como o primo Ives Bernanos, que mora em Paris e administra um centro de pesquisas sobre o escritor.

Nádia é filha de Chantal, uma das três filhas de Bernanos, que decidiu ficar no Brasil. Segundo Matheus, seu avô paterno também tinha ligação com Barbacena, pois era piloto da Força Aérea Brasileira e foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar).


Busca de Notícias