Guarda Municipal: 20 anos a serviço da comunidade
Dentro de suas ações sociais, a Guarda Municipal realiza o projeto ‘Ronda Escolar’ e ‘Esporte e Cidadania’

Atuam em trabalhos administrativos, postos fixos, em eventos realizados pela Prefeitura Municipal e em viaturas de apoio a rondas preventivas nas escolas do município

A Guarda Municipal de Barbacena foi criada em 1996 quando Toninho Andrada era o prefeito da cidade, e no último dia 16, completou 20 anos a serviço da comunidade. É um órgão de segurança pública da Prefeitura e atualmente com 80 profissionais, que estão sob o comando do Guarda Municipal, Newton Gonçalves Nézio. Atuam em trabalhos administrativos, postos fixos, em eventos realizados pela Prefeitura Municipal e em viaturas de apoio a rondas preventivas nas escolas do município. Atualmente sua sede é no bairro Valentim Prenassi.

São vários os projetos que fazem parte da programação de atividades da Guarda Municipal. Em atividade há pouco mais de um ano, o Projeto “Esporte e cidadania”, que atende cerca de 90 crianças do bairro Valentim Prenassi e adjacências, uma vez que a sede da Guarda se localiza nesse bairro. Acontece todas as terças e sextas-feiras e quando as crianças e os adolescentes chegam participam de uma hora cívica quando cantam o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Barbacena. Recebem orientações de civismo, de disciplina. Só depois que vão para a prática esportiva.

Um outro programa é da “Ronda Escolar”, quando guardas municipais fazem visitas tranquilizadoras nas instituições e que acontecem em dias alternados. Dentro desse projeto são realizadas nas escolas palestras preventivas com temas ligados a drogas, direitos e deveres, bullyng e outros. As palestras podem ser solicitas pela direção das escolas através dos e-mail gmb@barbacena.mg.gov.br ou rondaescolargmb@hotmail.

A Guarda Municipal procura com estes projetos levar as crianças e os adolescentes para um mundo mais tranquilo, mostrando a importância da cidadania, evitando que sigam caminhos que em muitas situações acabam não tendo volta. Um trabalho que está refletindo de forma positiva na família dos assistidos.

De acordo com a Constituição Federal (Parágrafo 8º do Artigo 144, Cap. 3º), as Guardas Municipais têm como principal finalidade auxiliar na ordem pública e proteger os bens, serviços e instalações do município. Em 2014, com a aprovação e sanção da Lei Federal 13.022, aumentaram as responsabilidades das corporações, que foram inseridas no sistema nacional de segurança pública, garantindo o porte de arma, além de ter dado aos profissionais o poder de polícia com o objetivo de que eles tenham o dever de proteger tanto o patrimônio como a vida das pessoas. Elas poderão atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos e na proteção de autoridades, bem como em ações conjuntas com os demais órgãos de Segurança Pública.  


Busca de Notícias