Prefeitura e GCT explicam funcionamento do estacionamento rotativo


A Prefeitura de Barbacena, através da Sutram e a da empresa GCT Gerenciamento e Controle de Trânsito, apresentou a empresários, comércio e a imprensa, na noite desta segunda-feira (24), como será o funcionamento do estacionamento rotativo na cidade. O evento foi realizado no auditório do Hotel Master Plaza e contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Barbacena (Acib), CDL Barbacena e Sindicomércio. O estacionamento rotativo faz parte do projeto de municipalização do trânsito.

Com a presença de um grande número de empresários e comerciantes, o evento contou com a participação do presidente da Acib, Flávio Dani Franco; o presidente da CDL, Eduardo José de Miranda; o presidente do Sindicomércio, Osvaldo Fernandes Pereira Júnior, além de diversos membros do governo municipal.

Para o prefeito Toninho Andrada, a implantação do estacionamento rotativo vem de encontro à expectativa de vários segmentos, sobretudo dos comerciantes: 'O rotativo integra ainda o projeto de mobilidade urbana, com investimento de R$ 5 milhões, que visa modernizar e organizar o trânsito local de forma a beneficiar motoristas e pedestres'.

A apresentação do sistema ficou a cargo do gerente da GCT Daniel Costa e do diretor do sistema Blue Park Atílio Riccio Filho. Além da apresentação do sistema de estacionamento rotativo, com a apresentação de slides, os representantes da GCT também responderam aos questionamentos dos presentes, explicando em detalhes toda implantação do novo sistema que será implantado nas principais ruas do corredor central de Barbacena.

'Neste primeiro momento, estamos apresentando e tirando as dúvidas de como será o funcionamento do estacionamento rotativo, que é uma velha reivindicação do comércio local. Mas não podemos deixar de lembrar que o rotativo faz parte de um projeto mais amplo. No próximo dia 8 de novembro a Prefeitura realiza uma reunião com as Policias Militar e Civil para então terminar o processo de municipalização do transito', disse o vice-prefeito Mário Raimundo.

O gerente da GCT Daniel Costa falou dos serviços e explicou sobre datas: 'Está sendo implantado um serviço de alta tecnologia, sempre visando o sistema rotativo para dar oportunidade a todos de encontrarem vagas. A intensão é iniciar, em fase de teste, o novo sistema no dia 14 de novembro, sendo que nas das primeiras semanas funcionará mais como teste e também de forma educacional'.

A parte de utilização do novo sistema foi explicada pelo diretor Atílio Riccio: 'O ticket do estacionamento do rotativo será vendido R$ 2, para um período de 90 minutos, podendo ser renovado pelo mesmo período com novo pagamento. Os tickts poderão ser adquiridos até pelo celular, através de um APP que será disponibilizado. Mas quem preferir também poderá adquirir em postos de vendas, que ainda serão cadastrados. Onde ficar a placa, também terá nela o local mais próximo onde o motorista poderá comprar o cartão'.

Pela licitação, poderão ser destinadas ao estacionamento rotativo até 1800 vagas, mas no momento estão preparadas para receber o novo sistema 1174 vagas. O rotativo será cobrado de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 13h.


Busca de Notícias