Barbacena apresenta baixo índice no LIRAa
Os trabalhos de combate ao mosquito no município vem sendo executado constantemente por agentes da Sesaps

Em Barbacena foram muitos os casos de notificação do aedes aegypti, e com registro de alguns casos da doença

O país neste ano de 2016, teve uma forte epidemia de dengue, deixando as cidades em alerta total. Em Barbacena foram muitos os casos de notificação do aedes aegypti, e com registro de alguns casos da doença. Os trabalhos de combate ao mosquito no município vem sendo executado constantemente por agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais – Sesaps.

De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti – LIRAa, realizando em Barbacena neste mês de outubro, obteve-se um resultado de 0,3, e segundo a coordenação do setor de Vigilância em Saúde, é considerado de baixo risco. “Nosso trabalho não para, pois a finalidade é atingir o índice melhor possível, e de preferência um índice 0”, pontuou Elizabeth Grecco, Coordenadora de Vigilância em Saúde

O LIRAa é um método simplificado de amostragem proposto com o objetivo de facilitar a obtenção, pelos serviços de saúde, de informações que contribuam para avaliação de programas mediante realização de pesquisas sistemáticas e periódicas. Permitirá ao gestor do programa local de controle da dengue o direcionamento das ações para as áreas apontadas como críticas, além de instrumentalizar a avaliação das atividades desenvolvidas, o que possibilitará um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais disponíveis.

Este tipo de levantamento é realizado três vezes ao ano, nos meses janeiro, março e outubro, O Sistema faz o sorteio dos quarteirões, e com cobertura de acordo com o índice predial, em Barbacena foi feito em 50%. Este ano foi feito o de outubro, por motivo do surto no Estado de minas Gerais.


Busca de Notícias