Palestra sobre segurança dentro das comemorações dos 20 anos da Guarda Municipal
Evento contou com a presença do presidente da Conferência Nacional dos Guardas Municipais

Presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil (CONGM), Oséias Francisco da Silva

Dentro da programação de comemoração dos 20 anos da Guarda Municipal de Barbacena, o presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil (CONGM), Oséias Francisco da Silva, ministrou palestra, nesta quinta-feira (27), no anfiteatro da Faculdade de Medicina (Fame), com o tema “A inserção das Guardas Municipais no contexto segurança pública mediante o Estatuto Geral das Guardas Municipais”.

Além dos guardas municipais de Barbacena, o evento foi prestigiado pelo Comandante da Guarda Municipal, Newton Gonçalves Nésio; o vice-prefeito Mário Raimundo de Melo; o chefe do 13º Departamento da Polícia Civil, delegado Carlos Capristrano; o comandante do 9º BPM, Tenente Coronel Melo; o presidente do SindGuardas de Minas Gerais, Pedro Bueno. Também estiveram presentes representantes de guardas municipais de várias cidades da região, como Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

Com a apresentação de dados, inclusive recorrendo a história, ao falar da primeira guarda do país com a chegada da família imperial no início do século XIX, o palestrante Oséias Francisco da Silva destacou vários pontos da segurança: “A segurança pública é um direito que possibilita que os outros direitos do cidadão sejam garantido”, destacou.

As eleições também serviram de apoio para mostrar a importância do tema segurança. “A maioria dos municípios brasileiros escolheu seus prefeitos no início do mês. A segurança é tão importante que se analisarmos os programas de governo dos candidatos, em quase todos eles vamos encontrar o tema segurança como um dos destaques”, disse Oséias Francisco da Silva.

História - Em Barbacena, a Guarda Municipal foi criada por iniciativa do prefeito Toninho Andrada, em seu primeiro mandato à frente da Prefeitura. No último dia 16 de setembro, a Corporação completou 20 anos de serviço à comunidade. Atualmente com 80 profissionais, a Guarda atua em trabalhos administrativos, postos fixos, em eventos realizados pela Prefeitura e em viaturas de apoio a rondas preventivas nas escolas do Município.

De acordo com a Constituição Federal (Parágrafo 8º do Artigo 144, Cap. 3º), as Guardas Municipais têm como principal finalidade auxiliar na ordem pública e proteger os bens, serviços e instalações do município.


Busca de Notícias