Construção de Academias da Saúde segue em ritmo acelerado
Duas das treze já foram entregues à população


As obras de construção das 13 Academias da Saúde,  integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aos Núcleos de Assistência à Saúde da Família (Nasf) dos locais, continuam em andamento. A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais, segue com o cronograma de trabalhos nos bairros e localidades de Barbacena.

Já foram entregues dois pólos à população: no João Paulo II e no bairro Funcionários. Outros 8 locais já tiveram as obras da base de fixação dos aparelhos concluídas: Santa Efigênia, Pinheiro Grosso, Santa Luzia, Grogotó, Correia de Almeida, Colônia Rodrigo Silva, Santo Antônio  Monte Mário. No momento, a base está sendo construída no bairro São Francisco e, em breve, os bairros do Carmo e Nove de Março também vão passar pelos trabalhos.

As Academias contam com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, o que potencializa a realização de ações variadas de promoção da saúde, como: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, práticas artísticas e culturais, gestão participativa, entre outras preconizadas pelo Programa do Ministério da Saúde.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, 'com as novas academias, serão, ao todo, dezenove. Certamente, o maior trabalho já realizado nesta área no Município. Nosso objetivo é atender ao maior número de pessoas possíveis com este serviço, que é um grande auxílio para o setor de saúde, tendo em vista que facilita e incentiva a prática de esportes, possibilitando aos moradores que tenham uma academia bem próximo à suas residências'.

Academias ao Ar Livre

A Prefeitura instalou, em 2015, cinco Academias ao Ar Livre, nos bairros Boa Vista, Campo, Vilela, Santo Antônio e no distrito de Correia de Almeida. Além disso, a atual administração já havia instalado, em 2013, através do mesmo Programa, uma academia na Rua Bahia.


Busca de Notícias