BNDES libera nova parcela para pagamento de projeto da Prefeitura
Os recursos foram aplicados integralmente nos serviços de aerotriangulação e de MDS- Modelo digital de superfície do município


Foi liberada mais uma parcela dos recursos para o projeto de modernização tecnológica apresentado pela Prefeitura de Barbacena ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), no valor de R$: 79.623,81, relativos à nota fiscal nº NF 3344, da Esteio Engenharia e Aerolevantamento S.A., empresa contratada pela Prefeitura para realização do projeto.

O projeto em desenvolvimento pela Prefeitura visa a implantação de moderna infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, que possibilitará, ao final, a modernização da administração tributária, a melhoria no atendimento ao cidadão, a otimização do gasto público, e o aumento de receitas através da justa tributação. Aprovado sem ressalvas pelo BNDES, o valor global do projeto é de R$ 5.068.793,00, dos quais 90% foram financiados por essa instituição.

Desta feita, os recursos foram utilizados para pagamento das etapas de Aerotriangulação e formação do MDS – Modelo digital de superfície. Aerotriangulação é uma técnica de medida fotográfica para a determinação de coordenadas, sendo uma etapa essencial na confecção de bases de dados georreferenciadas. Com essa técnica, pode-se determinar o posicionamento espacial dos elementos em uma fotografia (lote, quadra, casa, etc) na base de dados. O posicionalmento espacial dos elementos na fotografia é conseguido de forma precisa, por meio de três pontos de controle – pontos nas fotos com coordenadas planialtimétricas conhecidas (altitude, longitude e latitude). Sem a execução da aerotriangulação, os modelos teriam que ser nivelados somente com pontos levantados em campo. Assim, com a aplicação da aerotriangulação são determinados pontos fotogramétricos, sistematicamente, em todos os mapas, reduzindo sensivelmente os trabalhos de campo e resultando em redução significativa no tempo e custo dos levantamentos, uma vez que necessita-se de levantamento de campo em apenas 3 pontos.

Por sua vez, O MDS (modelo digital de superfície), é uma representação planialtimétrica da superfície da terra, que inclui a vegetação e as edificações. Consiste, portanto, na representação do terreno por meio de modelos em 3D (três dimensões). Dessa forma, as fotografias aéreas com perfilamento à laser, aliadas à técnica de aerotriangulação, permitirão aos servidores da prefeitura visualizar qualquer imóvel da cidade em três dimensões, podendo o computador calcular com exatidão as áreas construídas.

O Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT) é um programa conduzido pelo BNDES e oferece apoio financeiro em projetos de melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública municipal.


Busca de Notícias