Estacionamento rotativo começa a operar em Barbacena
O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h


A Prefeitura de Barbacena deu início, nesta semana, ao sistema do estacionamento rotativo na cidade. A partir de agora, para parar nos locais selecionados, é necessário que sejam adquiridos tickets virtuais, seja nos postos de venda ou pelo aplicativo para celular. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. A tarifa para utilização de cada ponto é de 2 reais para 90 minutos e 4 reais para 180 minutos (tempo máximo permitido para uso de um único espaço).

Os tickets virtuais estão sendo vendidos em vários pontos - atualmente, mais de 30 estão espalhados pela cidade, com cada placa de regulamentação apresentando os nomes e endereços dos locais mais próximos. Os tickets podem ser adquiridos para uso imediato e/ou posterior, ficando vinculados à placa do veículo. O motorista receberá, no posto de venda, um recibo emitido pelo sistema em que estarão impressos todos os dados da operação de compra e o registro do estacionamento. Se o usuário tiver tickets disponíveis vinculados à placa e precisa estacionar, basta dirigir-se a um posto de venda e registrar o estacionamento, sem que haja custos adicionais.

Também é possível realizar o estacionamento pelo smartphone, através do aplicativo BluePark, já disponível para download. O app pode ser baixado gratuitamente no Android ou iOS com toda praticidade, com cadastro do veículo e compra de tickets virtuais, sendo o pagamento efetuado pelo cartão de crédito.

Durante os horários de funcionamento, é obrigatório o uso dos tickets virtuais do rotativo, sob pena de autuação nos termos do Código de Trânsito Brasileiro. Aos domingos e feriados, o estacionamento é livre.

A partir do registro da placa do veículo no sistema, seja através do app BluePark ou em algum posto de venda, é permitido que o motorista utilize qualquer vaga do estacionamento rotativo até que o período pago termine.

Todas as informações operacionais e financeiras são registradas online e em tempo real no sistema, dispensando, portanto, a necessidade de colocação de recibos no interior do veículo.

No momento, está sendo realizado apenas um trabalho educativo junto aos motoristas por monitores, em um período 15 dias. Após esse prazo, a fiscalização das infrações ao estacionamento começa e será efetuada pelos agentes de trânsito da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), através de sistema de videomonitoramento, conforme indicado nas placas de regulamentação, nas disposições do Código de Trânsito Brasileiro  resoluções do Contran. A checagem da situação das placas é comunicada automaticamente à Sutram por equipamento conectado ao banco de dados do sistema.

Para dúvidas e reclamações, pode ser feito contato através do telefone (32) 3339-2028 ou através do email rotativo@barbacena.mg.gov.br.


Busca de Notícias