Exército substitui Delegacias por Posto de Recrutamento Militar


Em solenidade cívico-militar realizada na Câmara Municipal, presidida pelo Major Marco Aurélio Sampaio Muniz Lima, o Exército encerrou as atividades da 4ª Delegacia do Serviço Militar, com a despedida do delegado, Tenente Rômulo de Abreu. No processo de reengenharia de gestão da Corporação o serviço de alistamento militar passa por uma modernização de seus processos a fim de proporcionar atendimento de vários procedimentos por intermédio da Internet, sendo que as Delegacias estão sendo substituídas pelo Posto de Alistamento Militar, que ficarão responsáveis para assessorar as Juntas de Alistamento Militar dos Municípios.

Representando o prefeito Toninho Andrada, usou da palavra em nome dos municípios, o Secretário-Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, que cumprimentou o Exército pela nova logística e fez um histórico das Delegacias de Serviço Militar e Juntas de Serviço Militar que são partes de uma estrutura das Forças Armadas que tem como finalidade coordenar o Serviço Militar no âmbito nacional, caracterizado como obrigatório desde 1542, no Brasil Colônia. Lembrou que os registros históricos da 4ª Delegacia de Serviço Militar e Junta de Serviço Militar, remontam ao ano de 1936, constando em seu Livro de Atas que o então presidente da Junta e prefeito de Barbacena Amadeu Andrada Lacerda Rodrigues, o Delegado de Serviço Militar Ten. Inácio Loyola Quintela Almeida e o secretário Joaquim Moreira, se reuniram para darem andamento aos trabalhos do Serviço Militar. Por fim, o secretário lembrou dos avanços tecnológicos no mundo e exemplificou como exemplo de patriotismo os remanescentes ex-combatentes barbacenenses Ary Lopes, João Batista Silva, João Rodrigues e Helvécio Miranda. 

Em suas palavras o major Marco Aurélio leu uma mensagem do Ten. Cel. Alexandre Leonardo, que destacou “o Serviço Militar passa por profundas modificações em todo o país, por etapas, visando adequar à nova realidade, que é baseada na tecnologia digital. Neste ano, na 4ª Região Militar, que abarca, sobretudo, o estado de Minas Gerais, está sendo implantado em caráter experimental, mas no Comando Militar do Nordeste já houve a implementação desse sistema de alistamento online com êxito”. O Major Marco Aurélio concedeu aos servidores da Junta de Barbacena, Ana Maria de Almeida, Deir Nunes de Souza e Lucimar Moraes Silva, uma Menção de Honra ao Mérito.  Foi lido o ato de transferência do Ten. Rômulo Abreu que recebeu placas de homenagens. Em seu pronunciamento o Ten. Abreu agradeceu a Corporação e as 17 cidades que lhe acolheram, como Barbacena, que lhe concedeu a Medalha do Dia da Vitória da II Guerra Mundial.  

O ato envolveu 17 municípios, que foram representados na solenidade  pelo presidente da AMMA e prefeito de Paiva, Jair Toledo Paiva, pelo prefeito de Aracitaba, Antônio Carlos Melo e pelo prefeito Ilário Lacerda, de Oliveira Fortes e pelos secretários das Juntas de Barbacena, Aracitaba, Santos Dumont, Senhora dos Remédios, Ressaquinha, Bias Fortes, Oliveira Fortes, Paiva, Santa Rita de Ibitipoca, Alfredo Vasconcelos, Desterro do Melo, Ewbank da Câmara, Antônio Carlos, Ibertioga, Santa Barbara do Tugúrio, Santana do Garambéu e Alto Rio Doce. Após a solenidade todos foram recebidos pelo Ten. Abreu na sede da Junta Militar para uma confraternização.


Busca de Notícias