Prefeitura realiza capacitação de Agentes de Trânsito para a Municipalização
A qualificação está sendo ministrado pela Padrão Consultoria e Treinamento em Segurança e realizado no Hotel Senac Grogotó


A Prefeitura de Barbacena, através da Subsecretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), já está fazendo a capacitação dos Agentes da Autoridade de Trânsito desde novembro. A qualificação está sendo ministrado pela Padrão Consultoria e Treinamento em Segurança, durante todo o dia, no Hotel Senac Grogotó.

A capacitação tem o objetivo de proporcionar a todos os servidores condições para cumprir o narrado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.º 9.503/97 em especial, no artigo 24, que prevê as competências municipais. Na grade, os agentes estão vendo matérias como: Legislação de Trânsito, Primeiros Socorros, Operação e Fiscalização de Trânsito e Transportes, Relações Humanas, Educação para o Trânsito, Estatística, Direitos Humanos e Cidadania, Sinalização Viária, dentre outras.

Segundo a Autoridade Municipal de Trânsito, Ailton Ramos Vidal Filho, “este curso é muito importante para os servidores que estarão envolvidos nos trabalhos do trânsito municipalizado, pois, é um grande desafio. Sem capacitação adequada, a qualidade ao consumidor fica comprometida e o sucesso, incerto”.

Ministrando o curso, o diretor da empresa Padrão, Edwayne Aparecido Ariano Arduim, destaca que "é importante repassar para eles (agentes de trânsito) o conhecimento aprofundado sobre a Legislação e também mostrar todos os problemas com os quais vão se deparar. Os agentes têm que agir dentro da legalidade, com urbanidade e ter conhecimento sobre relações públicas e ética para que a comunidade possa entender o papel deles, ajudando a melhorar o trânsito e fazer com que fique mais organizado, reduzindo número de acidentes e mortes em geral”.

O Rotativo
A partir de agora, para parar nos locais selecionados, é necessário que sejam adquiridos tickets virtuais, seja nos postos de venda ou pelo aplicativo para celular. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. A tarifa para utilização de cada ponto é de R$ 2 para 90 minutos e R$ 4 para 180 minutos (tempo máximo permitido para uso de um único espaço).

Os tickets virtuais estão sendo vendidos em vários pontos - atualmente, mais de 30 estão espalhados pela cidade, com cada placa de regulamentação apresentando os nomes e endereços dos locais mais próximos. Os tickets podem ser adquiridos para uso imediato e/ou posterior, ficando vinculados à placa do veículo. O motorista receberá, no posto de venda, um recibo emitido pelo sistema em que estarão impressos todos os dados da operação de compra e o registro do estacionamento. Se o usuário tiver tickets disponíveis vinculados à placa e precisa estacionar, basta dirigir-se a um posto de venda e registrar o estacionamento, sem que haja custos adicionais.

Durante os horários de funcionamento, é obrigatório o uso dos tickets virtuais do rotativo, sob pena de autuação nos termos do Código de Trânsito Brasileiro. Aos domingos e feriados, o estacionamento é livre.

A partir do registro da placa do veículo no sistema, seja através do app BluePark ou em algum posto de venda, é permitido que o motorista utilize qualquer vaga do estacionamento rotativo até que o período pago termine.


Busca de Notícias