Profissionais do Napsem participam de encontro em São João del-Rei
As profissionais apresentaram, também, dois trabalhos acadêmicos, resultado do diagnóstico realizado durante o ano de 2016


As psicólogas do Núcleo de Apoio Psicológico e Social às Escolas Municipais (Napsem), Kennia Rodrigues e Andreia Patricia Souza, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Sedec), participaram do XX Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO/MG, que ocorreu em São João del-Rei, no campus da UFSJ, no mês de novembro. Na oportunidade, as profissionais apresentaram dois trabalhos acadêmicos, resultado do diagnóstico realizado durante o ano de 2016.

O primeiro trabalho, intitulado “Diagnóstico Escolar: um estudo de levantamento de demandas em Psicologia Escolar na rede Municipal de Barbacena” teve como proposta apresentar os resultados do diagnóstico. Esta investigação foi realizada com o objetivo de fornecer informações e conhecimentos para subsidiar a atuação do Setor de Psicologia da Secretaria Municipal de Educação a partir do ano de 2016. Realizou-se a elaboração de dois roteiros de entrevistas semiestruturadas, correspondentes a dois seguimentos de profissionais das escolas: Diretores/Vice-diretores e Técnicos em Educação.

Já o segundo, denominado “O diagnóstico escolar como ferramenta para a identificação de temas sociais relevantes para o trabalho do Psicólogo Escolar”, teve como objetivo destacar os temas sociais considerados a partir dos resultados do diagnóstico, de extrema relevância, pois foram abordados os problemas identificados no ambiente escolar e que devem ser trabalhados com os alunos e com os demais membros da comunidade escolar.

Para as Psicólogas do Napsem, essa aproximação entre os serviços públicos e a academia são de extrema importância para a promoção de ações que articulem os conhecimentos da práxis.


Busca de Notícias