Prefeitura inaugura quatro obras na área da saúde
Barbacena ganhou duas novas Academias da Saúde e duas UBS tiveram as reformas concluídas

A reforma da UBS do Caic, no São Pedro, foi entregue nesta quarta-feira

A reta final do governo do prefeito Toninho Andrada está sendo movimentada.  A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), inaugurou, com a presença do vice-prefeito Mário Raimundo de Melo e do secretário José Orleans, quatro novas obras nesta quarta-feira (28): as reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Santa Cecília e do Caic, no São Pedro, e as Academias da Saúde nos bairros Funcionários e João Paulo II.

Todas as obras já estão à disposição da população. As novas UBS foram totalmente adaptadas, com ampliação e adequação das estruturas, permitindo um atendimento aperfeiçoado aos moradores dos bairros. As Academias da Saúde, que são integradas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aos Núcleos de Assistência à Saúde da Família (Nasf), também contam com infraestrutura diferenciada, com equipamentos modernos e profissionais qualificados.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, 'a saúde pública em Barbacena avançou nos últimos quatro anos. E isso é resultado de um trabalho árduo, possível apenas com a cidade sendo ficha limpa e com a junção de esforços, que tivemos a oportunidade de fazer com os vários segmentos da saúde no Município'.

O legado deixado pela área da saúde na gestão do prefeito Toninho Andrada foi lembrado tanto pelo vice-prefeito quanto pelo secretário Municipal de Saúde. Conforme destaca Mário Raimundo de Melo, 'o prefeito já pensava em transformar a saúde antes mesmo de ser eleito. A grande reclamação era a saúde. 42% das pessoas pediam melhorias no sistema. Através do grande secretário que o prefeito trouxe, o doutor José Orleans, a saúde ganhou novos contornos e avançou na cidade. É um grande legado para Barbacena e também para a região toda, com um atendimento diferenciado destinado a mais de 52 municípios do entorno. O atual governo termina com chave de ouro, com mais obras que garantem a melhoria da qualidade de vida da população'.

Já o secretário José Orleans afirma que 'a gestão da saúde conseguiu reorganizar o sistema, com um redesenho amplo. O prefeito Toninho Andrada deu autonomia e fizemos uma equipe técnica com muita capacidade e empenho. Os funcionários entenderam e se comprometeram em transformar a área. Nós terminamos o ano com todas as dívidas quitadas e salários em dia. Muitas obras aconteceram, várias inaugurações e eu fico muito feliz por ter participado desse governo'.

13 Academias da Saúde - Além dos dois polos da saúde já entregues à população, a Prefeitura já prepara outras 11 nos bairros Santa Efigênia, Pinheiro Grosso, Santa Luzia, Grogotó, Correia de Almeida, Colônia Rodrigo Silva, Santo Antônio, Monte Mário, Carmo, Nove de Março e São Francisco. As Academias são aptas para práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, práticas artísticas e culturais, gestão participativa, entre outras preconizadas pelo Programa do Ministério da Saúde em que o Município está inserido.

A Prefeitura já havia instalado, em 2015, cinco Academias ao Ar Livre, nos bairros Boa Vista, Campo, Vilela, Santo Antônio e no distrito de Correia de Almeida. Além disso, a atual administração instalou, em 2013, através do mesmo Programa, uma academia na Rua Bahia.

Construção de cinco e reforma de seis UBS - A cidade, além das três novas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Funcionários, Nova Suíça e Vilela inauguradas na gestão do prefeito Toninho Andrada, vai ganhar mais cinco: Santo Antônio, Monte Mário, Santa Luzia e nos distritos de Pinheiro Grosso e Torres.

Melhorias das UBS já existentes nos bairros também foram uma preocupação do atual governo. Além das UBS Santa Cecília e Caic, outras quatro estão sendo ou já foram reformadas: Santa Efigênia, Carmo, Grogotó e Correia de Almeida.

Centro de Especialidades Multiprofissional (CEM) - Neste mês, a Prefeitura, através da Sesaps, também inaugurou o Centro de Especialidades Multiprofissional - CEM no prédio da UPA, cujas atividades foram absorvidas pelo Pronto Atendimento (PA) de Urgência e Emergência do Hospital Regional. O CEM atua no atendimento de diversas especialidades e reunirá vários serviços médicos que serão prestados à população.


Busca de Notícias