Prefeito Luis Álvaro é eleito para liderar Colegiado Microrregional
Chefe do Executivo será o representante de 15 municípios nos Fóruns Regionais, que vão debater as ações prioritárias para o Campo das Vertentes


O prefeito de Barbacena, Luis Álvaro, foi eleito, por unanimidade, para ser representante da microrregião, formada por 15 municípios, no Fórum Regional das Vertentes, que vai debater as ações prioritárias para o território. As eleições aconteceram na manhã desta quinta-feira (9), na Superintendência Regional de Ensino em Barbacena. A prefeita de Desterro do Melo, Márcia Amaral, será a suplente. Também foi eleito o representante do Poder Legislativo.

Segundo o prefeito Luis Álvaro, os colegiados são importantes porque descentralizam a gestão administrativa do Governo Estadual. “É uma forma democrática para que o Estado conheça melhor as demandas e problemas dos municípios. Temos que buscar alternativas mais inteligentes, que sejam discutidas para que tenhamos realmente resultados melhores.'

O encontro foi coordenado pelo secretário Executivo dos Fóruns Regionais do Governo de Minas, Dimitrius Chaves, responsável pelo Território das Vertentes, que conta com 3 microrregionais: além de Barbacena, têm ainda Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei. Segundo o secretário, 'a microrregião, com a eleição, estreita as relações com o Governo do Estado. O Colegiado se reúne mensalmente ou bimestralmente com secretários de Estado e com coordenadores regionais'.

O Governo do Estado vai empossar os eleitos dos Colegiados, segundo o secretário Executivo, no início de março.

Microrregião - A nossa microrregião é formada pelos seguintes municípios: Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Capela Nova, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santana do Garambéu, Santa Rita de Ibitipoca e Senhora dos Remédios.

Sobre os Fóruns - O Governo de Minas Gerais dividiu o Estado em 17 partes, separadas por suas diferentes características. Em cada um desses Territórios, foi instalado um Fórum Regional, com reuniões presenciais que irão contribuir continuamente para o planejamento das ações de governo É um novo modelo que busca ouvir e dialogar com a sociedade para buscar as melhores soluções para a população.

Diferentes grupos já estão envolvidos com a participação nos Fóruns, incluindo representantes do Governo do Estado, de órgãos federais, prefeitos, vereadores, entidades empresariais, sindicais e de representantes poder legislativo estadual e federal, bem como a população em geral.


Busca de Notícias