Saúde promove curso de capacitação contra o tabagismo
Evento foi organizado pela coordenação da Saúde Bucal da Sesaps, em parceria com a Santa Casa


Programas voltados ao atendimento da população na área da saúde estão entre as prioridades da atual administração municipal. E, na última semana, a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, promoveu uma capacitação para dentistas e auxiliares de saúde bucal da rede municipal, com novos grupos voltados para as ações preventivas contra o tabagismo. Os trabalhos foram conduzidos pelo clínico geral Mauro Almeida e organizado pelo coordenador do Saúde Bucal, Sérgio Abalem. O evento aconteceu no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.

Os trabalhos estão voltados para o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, elaborado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), com o objetivo de ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo a eles todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. O serviço consiste em uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprendem com o Programa.

“Este Programa consiste em quatro sessões de grupo (de 10 a 15 pessoas), de uma hora e meia, uma vez por semana, por um período de quatro semanas. Num programa com essa duração, obtém-se tanto êxito quanto num programa mais longo. Ele aborda os comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes, com elementos que são significativos para ajudar fumantes a pararem de fumar e a permanecerem sem cigarros. A capacitação deu início também ao Programa de Educação Permanente da nova equipe de Saúde Bucal da rede municipal”, explicou Sérgio Abalem, que, além de coordenador do Saúde Bucal da Sesaps, é também responsável pelo Consultório Odontológico da Santa Casa.


Busca de Notícias