Guarda Municipal recebe curso de brigadista e instruções para o Carnaval
Agentes de segurança foram capacitados para aprimorar suas ações durante a folia


A Guarda Municipal de Barbacena, antecedendo o Carnaval, recebeu, neste mês de fevereiro, na sede da instituição, instruções de diversos órgãos e o curso de brigadista para prevenção e combate a incêndios. Em quatro datas, os agentes de segurança foram capacitados para aprimorar suas ações durante a folia, que acontece do dia 23 ao dia 28 de fevereiro.

As instruções aos agentes foram realizadas nos dias 8 e 9 de fevereiro, com a Vara Cível da Infância e da Juventude, através do comissário Vinicius; Conselho Tutelar, com a presidente Flávia Roberta Rodrigues; e setor de Concessões da Prefeitura de Barbacena, com o chefe José Natalino de Paula.

Já o curso de brigadista, promovido pelo Corpo de Bombeiros e ministrado pelo cabo William Gurita, ofereceu aos participantes conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de área, técnicas de primeiros socorros e legislações específicas. Agentes da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram) também participaram do treinamento.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Itamar José de Souza Junior, a instituição não tem medido esforços na capacitação dos agentes. 'É uma determinação do prefeito Luis Álvaro e não medimos esforços. O nosso efetivo foi orientado para as situações de abordagem aos menores pela Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar, podendo tirar dúvidas pertinentes. Junto ao setor Concessões, vamos ajudar principalmente na fiscalização dos ambulantes. E, com o curso de brigadista, 27 guardas agora estão preparados para dar apoio ao Corpo de Bombeiros na festa'.

O gerente operacional Samuel de Tarso Paiva Bernardes destaca que, com a lei federal 13.022/2014, que dá poder de polícia à Guarda Municipal, é importante que o grupamento sempre se atualize para atender à população. 'A Guarda trabalha junto à comunidade. Somos a polícia do município e nossas atribuições foram ampliadas com a inserção no sistema nacional de segurança pública. Por isso, é importante que estejamos preparados para fazer cumprir a lei e atender a todas ocorrências da melhor forma possível', afirma.


Busca de Notícias