Retorno ao centro reacende a tradição do Carnaval em Barbacena
A atual Rainha das Rosas, Victoria Tedesco, participou do encerramento da folia


O Carnaval 2017 terminou na terça-feira (28) em grande estilo. Durante seis dias, milhares de foliões passaram pelo centro de Barbacena para prestigiar a festa. Mesmo com as fortes chuvas no sábado, domingo e segunda-feira, os barbacenenses aproveitaram o resgate da folia, com blocos, marchinhas, sambas e sambas-enredos, promovido pela Prefeitura de Barbacena. O encerramento contou com a presença da atual Rainha das Rosas, Victoria Tedesco, que subiu ao palco e falou à população.

A vice-prefeita de Barbacena, Angela Kilson, que acompanhou de perto a elaboração da programação, afirma que o saldo da festa é positivo: 'A aceitação do retorno do Carnaval ao centro da cidade foi enorme. Mesmo com as chuvas, as pessoas aproveitaram. No ano que vem, vamos ampliar a folia, já que vamos ter mais tempo para trabalhar. Queremos trazer muitas novidades, com mais atrações', afirma.

O presidente da comissão da festa, Flávio Borges, destaca que a população abraçou o Carnaval: 'Folia de verdade é no centro da cidade. Vimos pessoas que voltaram a brincar porque o Carnaval retornou ao local tradicional. A nossa ideia é continuar, com a administração municipal à frente e o apoio de várias instituições'.

A atual Rainha das Rosas, Victoria Tedesco, que, em dezembro, foi contratada por uma das maiores agências de modelos do país (Way Model), disse que a volta do Carnaval ao centro traz boas recordações da infância: 'Quando eu era pequena, sempre participei. A gente vê que todo mundo vem, criança, adulto e idoso, em um clima agradável e feliz'.

Programação e parcerias - O Carnaval começou na quinta-feira (23), com a tradicional Batalha de Confetes, realizada em parceria com a Rádio Sucesso. Na oportunidade, o prefeito Luis Álvaro e a vice-prefeita Angela Kilson entregaram a chave simbólica da cidade ao rei momo William Sebastião de Oliveira. Na sexta-feira (24), foi a vez do Bloco Tirando a Máscara, formado por pacientes e funcionários da Fhemig, subirem o centro da cidade, em um trabalho de inclusão social.

De sábado (25) a terça-feira (28), aconteceu, no centro da cidade, a Matinê na Praça, com a Banda Expresso da Alegria tocando marchinhas, sambas e sambas-enredos, o desfile de blocos (Cenário da Alegria, Axé Nagô Mirerê, Unidos do Sapé, Recordar é Viver e Unidos do Santa Efigênia), e, encerrando todas as noites, o baile popular.

Os distritos de Correia de Almeida e Senhora das Dores também receberam a folia. De domingo (26) a terça-feira (28), das 20h às 2h, as localizações receberam a festa, com som mecânico na área central.

Além dos diversos órgãos da Prefeitura de Barbacena, que foram atuantes durante toda a festa, muitas instituições da cidade deram apoio para que o evento transcorresse da melhor possível, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária. Além disso, o Serviço de Água e Saneamento (SAS) realizou a limpeza das ruas e, na quarta-feira (1º), higienizou toda a área da festa.



Busca de Notícias