SAS promove atividade socioambiental no Cras Nova Cidade
Evento teve como tema “Doenças de Veiculação Hídrica e Cuidados com a Saúde”


Com o tema “Doenças de Veiculação Hídrica e Cuidados com a Saúde”, a equipe da Sala Verde/Diretoria de Meio Ambiente do Serviço de Água e Saneamento (SAS) realizou no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Nova Cidade, na última semana, mais uma ação socioeducativa vinculada ao Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. Após a apresentação de vídeo foi promovido um debate. O Projeto Técnico Socioambiental do PAC 2 será implantado em Barbacena para que seja feita a ampliação do esgotamento sanitário no município.

A atividade destacou que entre as doenças vinculadas ou transmitidas por água contaminada, as mais comuns são as viroses, as transmitidas por bactérias e por protozoários, como a hepatite, cólera, parasitoses, intoxicações por coliformes fecais, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, malária, leptospirose, dentre outras.

As medidas de controle e prevenção destas doenças também foram salientadas, lembrando a importância do controle da qualidade da água, destino adequado dos dejetos, higiene pessoal, saneamento básico, controle de vetores, controle rigoroso na lavagem e no preparo de alimentos consumidos de forma in natura (frutas, verduras, legumes).

A diretoria de Meio Ambiente do SAS destaca que a solução para estes casos não depende somente dos órgãos públicos, mas também da conscientização da própria população envolvida através da educação ambiental, de conhecimentos de medicina preventiva e cuidados básicos com a saúde.

Através do PAC e da Sala Verde, o trabalho socioambiental está sendo feito em todo município de Barbacena.


Busca de Notícias