Prefeitura divulga projeto com atualização de ruas e bairros de Barbacena
Iniciativa apresenta a delimitação de 48 bairros


A Prefeitura de Barbacena realizou um trabalho extenso de adequação, ampliação e atualização das ruas e bairros da cidade. O projeto, aprovado pela lei municipal 4.676/2015, firma a delimitação de 48 bairros, todos georreferenciados, com especificações detalhadas. O estudo foi elaborado com o apoio de vários órgãos da administração municipal e disponibilizado nesta quinta-feira (2) ao barbacenense (em pdf, com 66,9 MB), sendo constituído de um mapa, com definição e delimitação de todos os bairros e logradouros, e a descrição de cada um dos bairros indicados.

O trabalho surgiu com a implantação do projeto de Geoprocessamento como suporte à Gestão Pública no Município. O diagnóstico inicial apontou a necessidade de organizar, melhorar a qualidade da informação e integrar as diversas bases de dados. O estudo possibilita o mapeamento e organização dos dados dos logradouros, um cadastro de bairros renovado e preciso, sendo a base para a constante atualização dos arquivos.

O estudo observou diversos aspectos para a delimitação dos bairros, como tradição, questões históricas, coordenadas geográficas, logradouros, hidrografia, quadras de loteamentos, entre outros elementos. Além disso, foi realizado alinhamento dos dados utilizados pela Prefeitura e outros órgãos, como o IBGE, Correios, Cemig, Copasa e Polícia Militar.

Os setores da Prefeitura envolvidos são a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan), Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutec), Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), Serviço de Água e Saneamento (SAS) e Secretaria de Gabinete (Segab).

Clique aqui e veja o projeto 'Regularização e bairros e logradouros' completo


Busca de Notícias