Corrida rústica encerra a programação da Semana da Água
De segunda a domingo, uma série de atividades movimentaram o município


A Semana da Água terminou neste domingo (26), com a tradicional corrida rústica do Serviço de Água e Saneamento (SAS). Cerca de 150 atletas participaram da prova de 10 quilômetros, que começou e encerrou em frente à sede da autarquia. Todos os corredores que completaram o percurso receberam medalha de participação e os três primeiros colocados (categorias masculino, feminino e melhor servidor) foram contemplados com um troféu alusivo ao aniversário de 44 anos do SAS.

A atividade marcou uma semana inteira voltada para ressaltar a importância da água e prevenção de doenças relacionadas. Com início na segunda-feira (20),a programação contou com blitz e atividades educativas, plantio e distribuição de mudas, apresentação de filme e debate, passeata e distribuição de brindes.

A diretora do SAS, Marcela Zaidan, fez um balanço do evento: 'Fechamos a programação da Semana da Água com chave de ouro, com a tradicional corrida rústica. A semana foi muito produtiva, com atividades para todas as idades. A participação de todos foi importante para que fosse efetivo o nosso trabalho de conscientização sobre as águas, com vários parceiros ao nosso lado'.

O vice-diretor Bruno Mota falou sobre o trabalho da autarquia também de conscientizar: 'O evento é uma parte importante do nosso trabalho. Por meio das várias atividades, buscamos mostrar a importância de manter a nossa água, sempre com qualidade, economizando, sem deixar parada para que as doenças se proliferem'.

O grande campeão da corrida do SAS foi o atleta do Cruzeiro, Reginaldo Silva, com o tempo de 31min13. O atleta barbacenense compete desde 2008 e já participou de várias provas de renome nacional, mas garante: 'Correr em Barbacena é especial. Fico muito feliz em representá-la. É uma responsabilidade muito grande, mas ao mesmo tempo, um prazer, levando o nome da cidade estampado no peito'.

A atleta Érika Vieira, estudante de educação física, foi a campeã na categoria feminino e 9ª colocada geral, com o tempo de 37min24. Em 2016, a atleta ficou entre as 10 melhores do Brasil. Ela é natural de Barbacena e atualmente mora em Conselheiro Lafaiete. 'É um orgulho muito grande vencer essa prova. Meu pai é aposentado do SAS, então a gente tem uma história com essa corrida. Meu coração é barbacenense e fico muito feliz em poder vencer na minha terra'.

Já o vencedor entre os servidores do SAS, pelo 3º ano seguido, foi Giovane Santos Coimbra, que está na autarquia há 17 anos, no setor de contabilidade. Ele chegou com o tempo de 38min36 e foi o 13º colocado geral. 'Fico feliz por, em mais um ano, representar o SAS e vencer na categoria dos servidores. Correr é sempre muito bom para a saúde e para o bem estar'.

Confira a lista de vencedores:

Categoria masculino:
Reginaldo Silva - 31'13''
Anderson Lucas Souza - 32'19''
Luciano da Silva Lopes - 32'25''

Categoria feminino:
Érika Maria Vieira - 37'24''
Selma Flaviana - 42'13''
Viviany Anderson - 44'55''

Categoria servidores do SAS:
Giovane Santos Coimbra - 38'36''
João Francisco Melo - 41'12''
José Paulo Barra - 46'20''

Parcerias - A Semana da Água, promovida pela Prefeitura de Barbacena, através do SAS, contou com o apoio de diversas instituições, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste - Campus Barbacena), Instituto Socioambiental das Vertentes (Ivert), Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa), Associação de Corredores de Rua de Barbacena (Ascorb), Saint-Gobain, Senac e Copasa.


Busca de Notícias