Centro Municipal de Educação desenvolve projeto de incentivo à leitura
A iniciativa é dividida em quatro etapas e aborda os clássicos da literatura infantil


O Centro de Educação Infantil Oswaldo Furtado, instituição mantida pela Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), desenvolve, desde o início de março, o projeto Reinventando os Contos de Fada. Com duração até dezembro, a iniciativa, elaborada pela professora Elisete Dias de Paula e Silva, envolve alunos dos primeiros e segundos períodos, abordando os clássicos da literatura infantil, com o objetivo de desenvolver as noções de valores e incentivar a leitura das crianças desde os primeiros anos de escolaridade.

O projeto é dividido em quatro etapas: 1º) Assistindo aos contos de fadas e ouvindo as histórias (Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, O Patinho Feio, Os Três Porquinhos e Branca de Neve e os Sete Anões); 2º) Reescrevendo os contos de fadas; 3º) Encenando os contos de fadas; 4º) Escrevendo um conto de fadas.

Segundo a professora Elisete, os contos envolvem as crianças no mundo da fantasia e proporcionam emoções e vivências significativas. 'Por meio da linguagem simbólica dos contos, a criança constrói uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem', destacou.


Busca de Notícias