Grupamento Especial de Cães da Guarda Municipal trabalha junto à comunidade
Animais são treinados para ajudar e proteger o patrulheiro


A Guarda Municipal atua em trabalhos administrativos, postos fixos, em eventos realizados pela Prefeitura, em viaturas de apoio a rondas preventivas nas escolas do município, na proteção da população, desenvolvendo ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos e na segurança de autoridades, assim como em ações conjuntas com os demais órgãos de Segurança Pública. E, dentro deste quadro de serviço, em Barbacena, a corporação trabalha também com uma equipe do Grupamento Especial de Cães de Guarda, que conta com cinco animais, sendo um pastor alemão de faro, uma border collie de apresentação e outros três pastores alemães de proteção e abordagem, que trabalham sob o comando de quatro guardas.

O Grupamento Especial tem como missão o adestramento e treinamento de cães para proteção e apoio operacional e tático nas ações de patrulhamento nos logradouros, monumentos, prédios públicos e pontos turísticos do município, tendo sido normatizado pelo Decreto Municipal 7.874 de 27 de novembro de 2015. “O cão pode fazer o patrulhamento a pé ou em viaturas, de acordo com o sistema de segurança do solicitante. O animal está apto a defender o patrulheiro e sua equipe de eventuais agressões e também ao patrimônio”, explica o comandante da Guarda Municipal de Barbacena, Itamar José de Souza Júnior.

E no trabalho de apoio à população, na última semana, a equipe do Grupamento Especial de Cães foi a primeira a prestar assistência a uma família, na comunidade do Galego, nas proximidades do KM 706 da BR 040. A família tinha sido alvo de uma tentativa de roubo. Os autores, ao invadir a propriedade, entraram em luta corporal com os cães existentes na residência, ferindo gravemente os animais. Foi prestado atendimento à família e também aos animais. Diante dos fatos, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP), e encaminhado à autoridade policial.

Na cidade – A equipe da Ronda Municipal (Romu), com auxílio da viatura de fiscalização, foi a responsável pela prisão de um casal que estava furtando o som automotivo de um veículo, no último sábado (1º), em frente ao Colégio Tiradentes. Os infratores foram conduzidos à Delegacia e o produto do furto, recuperado.   


Busca de Notícias