Saúde divulga cronograma da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
Ação acontece do dia 17 de abril ao dia 26 de maio


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), inserida no Programa Nacional de Imunização (PNI), divulgou o cronograma da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe', a campanha acontece de 17 de abril a 26 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A zona rural também recebe as equipes de saúde em datas já estabelecidas. A iniciativa tem o objetivo de reduzir a mortalidade e as internações causadas pela influenza.

O Dia da Mobilização Nacional acontece em 13 de maio (sábado), de 8 às 17h. O público-alvo, considerado de risco para complicação por gripe, é de 29.483 pessoas em Barbacena e a meta do Ministério da Saúde é de que, destas, 90% sejam vacinadas.

Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram o público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas de 12 a 21 anos e, neste ano, também serão incluídos os professores das escolas públicas e privadas. 

As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para este grupo, não há meta específica, porém a pessoa deve apresentar obrigatoriamente declaração médica que comprove a condição no ato da vacinação.

Sobre a gripe - A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório - mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou, de forma indireta, pelas mãos, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias e levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.   

A importância das pessoas procurarem a vacinação durante a campanha se dá por este ser o período que antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe, antecipando a criação de anticorpos, que ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Assim, quando chega o inverno, estão protegidas.

A vacinação é contraindicada para quem tem histórico de alergia a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. Para as crianças de 6 meses a menores de 3 anos, que nunca foram vacinadas, são aplicadas duas doses em um intervalo de 30 dias.

Programação de 17 de abril a 26 de maio

Unidades de saúde para vacinação: Boa Vista, Caic, Correia de Almeida, Funcionários, Guido Roman, Ipanema, João Fonseca, João Paulo II, Margaridas, Carmo, Padre Brito, Pinheiro Grosso, Ponte do Cosme, Rubens Crespo, São Francisco, Senhora das Dores, Santo Antônio, Santa Cecília, Santa Efigênia, Unidade Central de Vacinação, Vilela e Núcleo de Atenção Integral à Saúde (Nais) do 9º BPM

A população de Torres, Palmital e Mendonça será vacinada no dia 13 de maio.

Programação na zona rural

25 de abril (terça-feira)
8h30 - Conquista 
9h15 - Ponto Chic 10h - Caneleira
10h45 - Cedro
14h - Vargem do Engenho 
14h40 - Vargem Grande
15h20 - Estiva 
16h - Graminha
16h40 - Moraes

26 de abril (quarta-feira)
8h30 - Galego 
9h10 - Costas
10h - Argolas
10h50 - Várzea dos Coxos
11h20 - Pombal
14h - Fazenda do Jacob
14h30 - Serrão15h20 - Caxambu
15h50 - São João Batista

27 de abril (quinta-feira)
8h - Pedra
8h30 - Barbosas
9h - José Luiz
9h50 - Chapadão 
10h30 - Sete Fogões
11h - Campestre I
14h - Faria
14h40 - Severiano Resende
15h20 - Patrimônio


Busca de Notícias