Prefeitura realiza semana de combate à dengue
Trabalho foi concentrado nas UBS e Escolas Municipais


A Prefeitura de Barbacena, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), realizou, de 3 a 7 de abril, varias ações de prevenção e combate à dengue. O serviço foi concentrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Escolas Municipais. Neste ano, até o momento, Barbacena recebeu 20 notificações de casos de dengue, com 12 positivos, sendo seis de moradores do próprio município e outras seis pessoas de passagem.

As ações envolveram agentes de endemias, supervisores e laboratorista da vigilância epidemiológica, enfermeiros, agentes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), diretores e professores da rede pública municipal e estadual de Educação.

O trabalho consistiu na realização de palestras, passeata, teatro, trabalho de campo, panfletagens, blitz educativa, com o objetivo de alertar a população sobre o índice de infestação do Aedes Aegypti na cidade e da importância do cuidado dentro e fora de casa, eliminando os possíveis criadores do mosquito transmissor.

O reforço no combate ao mosquito em Barbacena, este ano, começou com o aumento no número de agentes de endemias que recebem capacitações constantes para atuação nos bairros. O setor de combate a endemias do município também capacitou militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e do Corpo de Bombeiros para fortalecer o trabalho contra a dengue.

O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) do ano, em janeiro, registrou 2,5%. Já o segundo LIRAa, que foi realizado em março, com número maior de agentes no combate ao Aedes Aegypti, registrou 1,6%. 32 tubitos foram colhidos no primeiro levantamento, com 24 positivos, e 14 no segundo, com todos positivos.


Busca de Notícias