Barbacena recebe palestra de escritora premiada
Evento teve apoio da Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto


Barbacena recebeu, na tarde de terça-feira (25), a 2ª Mostra de Teatro Acessível, realizada pela ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, do Rio de Janeiro. O evento gratuito contou com palestra da escritora e fundadora da ONG, Claudia Werneck, uma das principais referências internacionais no tema da inclusão e direitos de pessoas com deficiência, com mais de 50 prêmios, inclusive da ONU, e única escritora no Brasil a ter livros recomendados simultaneamente pela Unesco e Unicef. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Sedec).

Com o tema “Comunicação Inclusiva. Você pratica?', a palestra, que aconteceu no teatro da Escola Estadual Professor Soares Ferreira, teve como marca a acessibilidade, contando com especialistas em libras, audiodescrição, atendimento e banheiros acessíveis, assentos reservados para cadeirantes ou quem tem mobilidade reduzida, folders em letras ampliadas, braile e meio digital, entre outros.

A mostra teve a participação de diretores, monitores e demais servidores da Sedec. O secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula, representando o prefeito Luis Álvaro, destacou que a iniciativa foi uma grande oportunidade de aprendizado. 'Tivemos acesso a conhecimentos e informações que somaram sobremaneira, sobretudo identificando práticas que podem e devem ser incluídas no dia a dia do trato educacional sobre inclusão, diversidade e acessibilidade'.

A escritora Cláudia Werneck, que tem 14 livros sobre inclusão, disse que a palestra é uma forma de se aprofundar na reflexão sobre inclusão e acessibilidade. 'O nosso objetivo é ser coerente e mostrar que as pessoas com deficiência têm direito ao planeta todos os dias. Não podemos escolher pessoas, nem dar notas a elas e dizer quais delas têm direito a participar da cidade'.

Ao final do evento, os participantes receberam um exemplar do livro 'Um amigo diferente'. A história é sobre um menino que não entende por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações delicadas. 


Busca de Notícias