Solenidade cívico-militar marca os 72 anos do Dia da Vitória
45 cidadãos foram agraciados com a Comenda Expedicionário Álvaro Jabur


A Prefeitura de Barbacena, em parceria com a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, realizou, na manhã desta segunda-feira (8), na Praça Dom Silvério, a solenidade cívico-militar do Dia da Vitória, que comemora o 72º aniversário do término da 2ª Guerra Mundial. Na ocasião, foram agraciados 45 cidadãos com a Comenda Expedicionário Álvaro Jabur.

Os ex-combatentes Ary Lopes, Helvécio Miranda, Geraldo Duarte (representado pelo filho) e João Rodrigues da Costa também foram homenageados e receberam uma placa alusiva. Eles, ao lado do prefeito Luis Álvaro, do comandante da Epcar, brigadeiro do ar José Aguinaldo de Moura, do chefe do Estado Maior da 14ª região da PM, Ângelo Augusto de Pádua e Silva, e do comandante da Guarda Municipal, Itamar José de Souza Junior, fizeram a deposição de coroa de flores no Monumento do Soldado Desconhecido, um ato já tradicional.

O prefeito de Barbacena, Luis Álvaro, um dos agraciados com a Comenda, destacou que a data merece ser sempre relembrada: 'O Brasil teve um peso muito relevante no 2ª Guerra Mundial. É um orgulho para todos nós o desempenho dos combatentes. Por isso, é com grande empenho que realizamos o evento, como forma de reconhecimento pelos expedicionários, inclusive barbacenenses, que lutaram pela Pátria durante o conflito'.

'Um país como o nosso, de dimensões continentais, tem que ser efetivamente protegido, com Forças Armadas bem estruturadas, que possam manter a soberania nacional. Precisamos relembrar o passado, as pessoas que saíram do nosso país e se dedicaram para garantir a liberdade dos povos e a paz mundial', afirmou o comandante da Epcar, brigadeiro do ar José Aguinaldo de Moura.

O evento contou ainda com o discurso do chanceler da Medalha e subsecretário de Projetos Estratégicos, José Augusto de Oliveira Penna Naves, que, em nome do prefeito, traçou um histórico sobre a data e prestou suas homenagens. Antes da solenidade, foi celebrada missa de ação de graças, presidida pelo capelão da Epcar, padre Paulo Simões. 


Busca de Notícias