50ª Exposição Agropecuária é oficialmente aberta em Barbacena
Meio século da festa tem extensa programação


A 50ª Exposição Agropecuária de Barbacena foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (10), no Parque de Exposições, juntamente com o 10º Torneio Leiteiro, com a presença de autoridades, representantes de instituições e a população.  A Expô de Ouro, que marca meio século da festa, uma das mais importantes do gênero em Minas Gerais, tem extensa programação, que vai até domingo (14). A realização é da Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru) e vários parceiros.

O prefeito Luis Álvaro, entusiasta do evento, destacou que os 50 anos representam uma marca importante e a programação faz jus ao tamanho da festa. 'A Exposição é para prestigiar o trabalho do homem do campo e divulgar o nome de Barbacena,  além de proporcionar momentos de lazer. O Município não gastou praticamente nada para fazer essa linda festa, que é realizada por meio de parcerias e o trabalho de cada um, sem medir esforços. Agradecemos todos os parceiros, tanto da parte técnica quanto artística'.

O deputado Lafayette Andrada, representando a Assembleia Legislativa, falou sobre o trabalho da área rural para o desenvolvimento do município.  'Barbacena, ao longo destes 50 anos, alcançou um espaço fortíssimo na economia mineira, com a Exposição Agropecuária como um ingrediente importante para isso. A realização do evento, muito mais do que uma festa, é uma celebração de agradecimento ao homem do campo e a tudo que ele tem feito por nós'.

O presidente do Sindicato Rural, Renato Laguardia, que abriu o 10º Torneio Leiteiro junto com a Expô de Ouro neste ano, traçou um histórico sobre os 50 anos de festa e apresentou um panorama atual. 'A agropecuária de Barbacena e região é muito variada e temos a felicidade de apresentar um pouco de cada uma destas variedades no evento. Agradecemos a Prefeitura, sempre ao nosso lado, com todos os seus órgãos participando ativamente'.

O vereador de Belo Horizonte e barbacenense, Doorgal Andrada, representando a Câmara Municipal da capital mineira, também falou durante a abertura, parabenizando a organização.

Programação técnica - A programação técnica, em 2017, é ampla, com o Torneio Leiteiro chegando à 10ª edição e a realização da 1ª Feira de Bovinos de Barbacena, 7º Torneio Leiteiro de Cabras e feira de gado leiteiro. O evento tem ainda exposição de gado Holandês, Jersey, Guzerá, Girolando, Guzolando, Gir Leiteiro (houve aumento na diversidade das raças), búfalos, ovinos e caprinos, bem como exposição e leilão do cavalo Campolina. Os galpões da agricultura e floricultura e a fazendinha do Instituto Federal Sudeste de Minas também são destaques.

Programação artística - A grade de shows é considerada uma das melhores de Minas Gerais, com artistas de renome nacional. Já se apresentaram Dennis DJ, no domingo (7), e Marília Mendonça, na quarta-feira (10), ambos com a presença do prefeito Luis Álvaro e sua equipe de trabalho. Nesta quinta (11), tem Maiara & Maraísa; na sexta (12), Gusttavo Lima; no sábado (13), Henrique & Juliano; e, encerrando a programação musical, no domingo (14), Pedro Paulo & Alex.


Busca de Notícias