Nutricionistas da Educação participam de curso em Belo Horizonte
Ação é voltada para um melhor atendimento aos alunos da rede municipal


A Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec) foi representada pelas nutricionistas Natália Azi Carvalho Nogueira e Larissa Cerqueira Lima Santos em um treinamento com o objetivo de orientar os profissionais sobre os riscos de uma alimentação inadequada para as fases iniciais e no desenvolvimento da criança, além de usar o jogo didático como estímulo. O curso foi realizado no último dia 5 de maio, em Belo Horizonte, e tratou das disposições da resolução 26, do Ministério da Educação, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A elaboração de um manual de boas práticas fez parte do curso, que contou com orientações do PNAE, Agricultura Familiar, Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Educação Nutricional.

A Prefeitura de Barbacena tem sempre realizado trabalhos visando o bem estar do aluno da rede municipal de ensino não só dentro da sala de aula. A alimentação tem recebido atenção especial. No final do último mês de março, as nutricionistas da merenda escolar da Sedec, Natália Azi Carvalho Nogueira e Larissa Cerqueira Lima Santos, realizaram um treinamento para as cantineiras das escolas municipais, com a presença de 57 servidoras.

Com relação à resolução 26, do Ministério da Educação, ela destaca, entre as diretrizes da alimentação escolar, “o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica”.

Também faz parte das diretrizes da alimentação escolar, “a participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios para garantir a oferta da alimentação escolar saudável e adequada”.


Busca de Notícias