Barbacena no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Iniciativa acontece nesta quinta-feira

Iniciativa acontece nesta quinta-feira

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) e Coordenação de Saúde Mental, promove, em Barbacena, na próxima quinta-feira (18), o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data que é símbolo dos esforços por uma sociedade sem manicômios. Uma passeata marca o dia no município, com concentração a partir de 13h30, na Praça do Rosário, e saída às 14h, em direção à Praça dos Andradas. Com o lema 'A Liberdade É Terapêutica', a iniciativa é organizada pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais.

Durante a caminhada, algumas paradas serão feitas para que seja lida uma espécie de manifesto dos usuários da saúde mental. O evento vai contar com a participação dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Convivência, residências terapêuticas,  além de técnicos, funcionários e familiares. Na Praça dos Andradas, haverá ainda atividades culturais e exposição de artesanatos dos participantes do Centro de Convivência.

Sobre o movimento - O Movimento de Luta Antimanicomial surgiu em 1987, propondo novas alternativas terapêuticas aos portadores de sofrimento mental. O trabalho teve um papel fundamental ao trazer à tona muitas histórias e imagens da barbárie que acontecia nos antigos hospícios.