Guarda Municipal atuante nos grandes eventos de Barbacena
Órgão da Prefeitura teve envolvimento efetivo no Jubileu, JEB e Exposição Agropecuária


A Guarda Municipal, órgão de segurança da Prefeitura de Barbacena, participa, além de suas funções e atribuições operacionais, nos vários eventos promovidos no Município. Em um mês, três grandes trabalhos de segurança pública foram realizados, com envolvimento efetivo da instituição no 53º Jubileu de São José Operário, Jogos Escolares de Barbacena (JEB) e 50ª Exposição Agropecuária.

O balanço tem sido positivo, de acordo com o comando da Guarda Municipal. A presença ostensiva e correta do órgão tem estabelecido um clima de confiança, prevenindo e inibindo crimes. 'Os servidores da Guarda Municipal têm tido êxito em suas atividades por realizarem ações preventivas com ênfase nas políticas de prevenção à violência', destaca o comandante Itamar José de Souza Junior.

A parceria e cooperação entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal têm se destacado, inclusive nas abordagens educativas e preventivas. O comandante da 60ª Companhia da PM, capitão Glauber Paixão Emídio, afirma que o órgão da Prefeitura é um parceiro essencial. 'A Guarda Municipal tem contribuído muito com a Polícia Militar para que tenhamos, de fato, eventos com paz social e tranquilidade, mesmo com grande presença de público'.

Sobre o órgão - A Guarda Municipal foi criada em 1996. De acordo com a Constituição Federal, as Guardas Municipais têm, como principal finalidade, auxiliar na ordem pública e proteger os bens, serviços e instalações do município. Em 2014, com a sanção da Lei Federal 13.022, aumentaram as responsabilidades das corporações, que foram inseridas no sistema nacional de segurança pública.

Com sede no bairro Valentim Prenassi, conta com um efetivo de 82 guardas, distribuídos em trabalhos administrativos, postos fixos, viaturas de apoio, programa Ronda Escolar e Grupamento Especial de Cães.


Busca de Notícias